Linkada News

19 de set de 2020

600 mil pessoas estão sem água antes do previsto na RMC

Alguns bairros da Região Metropolitana de Curitiba devem ficar sem abastecimento de água até a tarde de sábado (19), de acordo com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). O serviço foi interrompido porque a água estava muito turva, com suspeita de poluição por rejeitos de mineração, no manancial Iraí, segundo a companhia.


 
Segundo a Sanepar, a queda no nível do Rio Piraquara e o lançamento irregular de rejeitos de mineração no rio foram as principais causas do problema. Por causa disso, conforme a companhia, 600 mil pessoas ficaram sem água, com a antecipação do rodízio.


 
A Sanepar informou que a incidência de rejeitos no local são comuns, porém, em situações anteriores, não foi necessário interromper o abastecimento.


 
A companhia disse que solicitou ao Instituto Água e Terra (IAT) que investigue o caso. O IAT disse que coletou material para análise e que apura a situação de uma empresa suspeita de ser a responsável pelos rejeitos identificados na água.

Nova tabela do rodízio

A companhia divulgou nesta sexta-feira (18) também a nova tabela do rodízio de fornecimento de água para a região de Curitiba, válida até o fim de setembro. O atual esquema de rodízio prevê fornecimento normal de água por 36 horas, interrupção por 24 horas e mais 12 horas de restabelecimento do serviço.
 

A Sanepar, no entanto, alerta para o risco do prolongamento da estiagem e para a queda do nível de água nos reservatórios.

Segundo a companhia, se o nível se aproximar dos 25% da capacidade total dos reservatórios da região, um esquema mais rígido de rodízio terá que ser implementado.

Por isso, a Sanepar orienta para o uso racional de água.

Nesta sexta-feira (18), o nível dos reservatórios caiu para 31% da capacidade total. Segundo a Sanepar, são 28 dias sem chuvas significativas na região.
 

 
(Por: https://g1.globo.com/)