Linkada News

30 de out de 2015

Governo do Estado recua e suspende decisão de fechar escolas no Paraná

O Governo do Estado recuou da decisão de fechar 71 colégios estaduais, e determinou a suspensão de qualquer medida que implique no fechamento destas instituições. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (29) em reunião entre o governador Beto Richa e a secretária Ana Seres, da Educação. Com isso, estão cancelados os estudos de reestruturação que incluíam principalmente imóveis alugados.
 

 

 
“Chegou-se a um bom termo e a variável locação está suspensa, ou seja, as nossas escolas que funcionam em prédios alugados e seriam remanejadas por esse motivo continuam onde estão”, esclareceu a secretária da Educação.
 

 

 
O governador também determinou que sejam retomados os critérios utilizados nos últimos anos para o planejamento e ensalamento de estudantes que vierem a ser matriculados para o ano letivo de 2016.
 

Determinação

Na semana passada, a superintendente da Secretaria de Educação do Paraná, Fabiana Cristina Campos, admitiu o fechamento de 71 escolas estaduais sob justificativa que tal medida traria uma economina de R$ 3 milhões aos cofres públicos do Estado. Segundo a Seed, o governo arca R$ 38 milhões pelo alugues destes espaços e as escolas que seriam fechadas seriam instituições com vagas ociosas. Nos últimos dias, pais, professores e alunos promoveram vários manifestos contrários a determinação.

(Foto: Ricardo Almeida / AEN)