Linkada News

13 de abr de 2016

Homem que aplicava o golpe do seguro é preso em Colombo

Antonio Vacir Barbana, 64 anos, foi preso na manhã desta terça-feira (12), suspeito de aplicar o golpe do falso seguro, através de um mandado de prisão, por policiais civis da Delegacia de Estelionato (DE), em Colombo. O suspeito se passava por um falso corretor de seguros.
 

 

 
De acordo com a polícia vários Boletins de Ocorrência (Bos) foram registrados na especializada que apontava Barbana com principal suspeito das fraudes. As investigações duraram por mais de um ano.
 

 

 
Segundo o delegado-titular da (DE) Wallace Brito de Oliveira, a maioria das vítimas desse homem eram médicos. “Por ele ser ex-bancário ele obtinha algumas informações privilegiadas de várias pessoas. De posse desses dados, o suspeito fazia contato pessoalmente com as vítimas propondo a renovação do seguro - de vida ou empresarial -, mediante o pagamento de uma taxa simbólica entre R$ 15 a 30”, afirma Oliveira.
 

 

 
Com as vítimas, o suspeito apresentava uma apólice e outros documentos falsos, e pedia para que o pagamento da suposta taxa fosse feito por meio de cheque, porém o estelionatário utilizava uma caneta específica para a prática da fraude.
 

 

 
“Após o pagamento Barbana utilizava um componente químico para remover a tinta dos demais espaços do cheque, colocando um valor superior ao ajustado inicialmente. Em seguida, o suspeito descontava o cheque na boca do caixa”, explica o delegado, completando que os valores fraudados variam de R$ 1 a 4 mil.
 

 

 
As investigações seguem com o objetivo de identificar outras vítimas, bem como outras pessoas envolvidas no esquema fraudulento.
 

 

 
Barbana que já possui passagem pela polícia pelo mesmo crime, responderá também por estelionato, falsidade ideológica e uso de documentos falsos. Ele permanece preso à disposição da Justiça.

(Foto: Divulgação Polícia Civil)