Linkada News

22 de jul de 2014

Urbs emite 4,6 cartões em uma semana

Da Urbs

A Urbs emitiu em uma semana 4.625 cartões transporte. De segunda a sexta-feira da semana passada, foram feitos 4.398 cartões, o que representa uma média diária de 880 cartões – mais do que o dobro da média de junho, de 350 cartões por dia. Mais 264 cartões foram feitos nos dois últimos sábados (dias 12 e 19), quando a Urbs passou a atender pela manhã, para facilitar a vida de quem não tem tempo durante a semana.

O maior movimento foi registrado no posto de emissão da Urbs (1.438), seguido da Rua da Cidadania da Matriz (1.157) e do posto volante instalado na Travessa Nestor de Castro, onde foram feitos 755 cartões.

O cartão transporte é gratuito (1ª via) e feito na hora nos seis postos fixos da Urbs e nos três postos volantes, instalados nos terminais Cabral e Santa Felicidade e na Travessa Nestor de Castro, onde o horário de atendimento vai das 7h às 19h.

O aumento na emissão de cartões ocorreu a partir da divulgação, na semana passada, das medidas que estão sendo adotadas como parte do processo de modernização do cartão transporte e do uso exclusivo do cartão para pagamento da passagem nas linhas operadas com micro-ônibus e sem cobrador.

São linhas que fazem a ligação entre bairros sem passar por terminais (ônibus amarelos) e de bairros a terminais (ônibus cor laranja).

No total, estas ônibus transportam 70 mil passageiros por dia e a maioria deles (60%) já utiliza cartão transporte. O usuário que já possui cartão não precisa fazer um novo, porque não há alteração no cartão. A partir do dia 1º de agosto, serão disponibilizados cartões avulsos que terão a mesma função dos cartões atuais, à exceção da possibilidade de bloqueio e uso para integração temporal.

Como fazer

O cartão transporte é feito na hora, sem custo para o usuário (1ª via), em nove endereços da cidade. Para fazer o cartão basta comparecer, munido de documento de identidade original com foto e CPF, em um dos endereços e nos horários abaixo:

Nos dias úteis das 7h às 19 e aos sábados das 8h30 ao meio-dia:Terminal Santa Felicidade – Na guarita da fiscalização, dentro do terminalTerminal Cabral – Na guarita da fiscalização dentro do terminalTravessa Nestor de Castro – Posto móvel da Urbs (Kombi caracterizada)

Nos dias úteis das 8h30 às 17h e aos sábados das 8h30 ao meio-dia:Na Urbs, na ala ferroviária da Rodoferroviária e nas Ruas da Cidadania da Matriz (na Praça Rui Barbosa), Boa Vista (perto da Unidade de Saúde 24 Horas), Boqueirão (no Terminal do Carmo), Pinheirinho (Terminal Pinheirinho) e Portão/Fazendinha (no Terminal Fazendinha).

Confira as linhas de ônibus nas quais, a partir do dia 1°, a passagem só poderá ser paga com cartão transporte.

A Munhoz/Botânico
 

 
Ahú/Los Ângeles
 

 
Alferes Poli
 

 
Augusta
 

 
Augusto Stresser
 

 
Bigorrilho
 

 
Butiatuvinha
 

 
Canal Belém/Salgado Filho
 

 
Canal da Música/Vista Alegre
 

 
Capão da Imbuia/Parque Barigui
 

 
Cajuru
 

 
Cassiopéia
 

 
Circular Centro
 

 
Cristo Rei
 

 
Dom Ático
 

 
Estribo Ahú
 

 
Estudante
 

 
Fernando de Noronha
 

 
Formosa
 

 
Fredolim Wolf
 

 
Guabirotuba
 

 
Interhospitais
 

 
Itupava/Hospital Militar
 

 
Jardim Arroio
 

 
Jardim Esplanada
 

 
Jardim Social/Batel
 

 
José Culpi
 

 
Julio Graff
 

 
Laranjeiras
 

 
Lindóia
 

 
Marechal Hermes/Santa Efigênia
 

 
Mateus Leme
 

 
Mercúrio
 

 
Mossunguê
 

 
Nilo Peçanha
 

 
Nossa Senhora de Nazaré
 

 
Novo Mundo
 

 
Ouro Verde/ Vila Bádia
 

 
Paineiras
 

 
Palotinos
 

 
Paraíso
 

 
Passaúna
 

 
Pinheirinho/CIC
 

 
Portão
 

 
Portão/Santa Bernadethe (Linha Verde)
 

 
Quartel General
 

 
São Benedito
 

 
São Bernardo
 

 
São João
 

 
São Jorge
 

 
Santa Amélia
 

 
Santa Bárbara
 

 
Santa Gema
 

 
Santa Quitéria
 

 
Solar
 

 
Tingui
 

 
Tramontina
 

 
Universidades
 

 
Vila Izabel
 

 
Vila Macedo
 

 
Vila Marqueto
 

 
Vila Rosinha
 

 
Vila Suíça
 

 
Veneza
 

 
Vicente de Carvalho/Capão da Imbuia
 

 
Vila Velha/Buriti

(Foto: Urbs/Divulgação)

#urbs #cartões #transportecoletivo