495450580893305 22º Batalhão da PM comemora cinco anos de criação com solenidade
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

22º Batalhão da PM comemora cinco anos de criação com solenidade



Na manhã desta terça-feira (7) o 22º Batalhão da Polícia Militar do Paraná realizou a solenidade em comemoração aos cinco anos da criação da unidade policial. Autoridades civis e militares estiveram presentes na sede do batalhão, em Colombo, para prestigiarem e evento. Houve a entrega de medalhas Mérito 22º BPM e Policial Militar por tempo de serviço.

O 22º BPM foi criado em 1º de novembro de 2012, através do decreto 4.646 de 21 de maio de 2012, e teve suas atividades iniciadas após o desmembramento da área de atuação do 17º BPM. O batalhão desenvolve ações nos 13 municípios da Região Metropolitana Norte e há cinco anos tem conquistado resultados positivos, reduzindo os índices de criminalidade e promovendo maior sensação de segurança à população. “Desde 2012 os índices caíram muito, são cinco anos de atuação direta nas cinco companhias com todos os 514 policiais que atuam na região. Temos 700 mil abitantes aproximadamente nos 13 municípios que integram a área da unidade e os números criminais reduziram consideravelmente. Este é um motivo para comemoração e é o resultado do esforço diário dos militares estaduais e de uma parceria com os poderes da região”, afirma o Comandante do 22º BPM, tenente-coronel Sérgio Augusto Ramos. Atualmente o 22º Batalhão está dividido em cinco companhias: a 1ª em Colombo, a 2ª em Almirante Tamandaré, a 3ª em Rio Branco do Sul, a 4ª em Campina Grande do Sul e 5ª em Pinhais. “São cinco anos de sucesso da criação de um batalhão que tem como responsabilidade municípios importantes da Região Metropolitana. Hoje renovamos o nosso juramento de cumprir a missão com o sacrifício da própria vida e reconhecemos os policiais e as autoridades que apoiaram a unidade”, disse o Comandante do 6º CRPM, coronel Chehade Elias Geha.

No evento foi feita a entrega da Medalha Mérito do 22º BPM, a qual tem carácter comemorativo e destina-se à aqueles que foram essenciais na consolidação e no bom funcionamento da unidade. A honraria foi criada pela portaria do Comando-Geral nº 846 de 10 de outubro de 2013. Foram agraciados a Prefeita de Pinhais, Marli Paulino; o Prefeito de Almirante Tamandaré, Gerson Colodel; o Juiz de Direito da Justiça Militar Estadual, Davi Pinto de Almeida; o Promotor de Justiça da Comarca de Colombo, Alfredo Cherem Neto; o coronel Élio de Oliveira Manoel; o coronel Washington Alves da Rosa; o tenente-coronel Roberto Sampaio Araújo; o major Gustavo Alfonso Rocha; o capitão Ricardo da Costa; o sargento Sebastião Moreira de Souza Filho; o sargento Noel Marcos Dias; o sargento Edilson Franco; o cabo Laudemir Carneiro dos Santos; o cabo Sérgio Mijuhiro Makiyama; o cabo Valdemir Machado; o soldado Silmar Schuweger; o soldado Otoniel Inácio dos Santos e o soldado Oseias de Oliveira Santos (o qual foi representado pela esposa Lilian). Oficiais e praças da unidade que completaram 30, 20 e 10 anos de serviço ativo foram agraciados com a Medalha Policial Militar de ouro, prata e bronze respectivamente. A honraria foi criada pela Lei nº 1948 de 20 de março de 1920 e modificada pela lei nº 7776 de 13 de dezembro de 1983, destinando-se a recompensar os bons serviços prestados pelos militares estaduais. “Estou muito feliz e é um orgulho receber essa homenagem, me sinto reconhecida pelos meus 10 anos de serviço”, destacou a soldado Ariana Claudinei Lopes Quintiliano.

Após a entrega das honrarias o tenente-coronel Ramos fez a leitura do boletim especial alusivo à data e, posteriormente, o pastor Wilton Júnior, da Igreja Evangélica da Assembleia de Deus de Curitiba, fez uma oração. Para encerrar o evento todos os presentes foram convidados a participar de um coquetel.


Estavam presentes no evento o Secretário Chefe da Casa Militar, coronel Elio de Oliveira Manoel; o Comandante da Polícia Militar, coronel Maurício Tortato; o Comandante do 6º CRPM, coronel Chehade Elias Geha; o Comandante da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) e Diretor de Ensino e Pesquisa da PM, coronel Mauro Celso Monteiro; o Presidente da Associação da Vila Militar (AVM), coronel da reserva remunerada Washington Alves da Rosa; o Diretor de Transporte da COMEC, coronel Marcos Teodoro Scheremeta; o Comandante do BOPE, tenente-coronel Hudson Leôncio Teixeira; o Chefe da 5ª Seção do Estado Maior, tenente-coronel Vanderley Rothenburg; o Chefe do Estado Maior do 6º CRPM, tenente-coronel Maurício César de Moraes; o Chefe do Estado Maior do 1º CRPM, tenente-coronel Willian Kuczynski; o Comandante do 23º BPM, tenente-coronel Nivaldo Marcelos da Silva; o Comandante do BPMOA, tenente-coronel Roberto Sampaio Araújo; o Comandante do 17º BPM, tenente-coronel Renato de Oliveira Ribas Filho; o major Anderson Mesdes de Araújo; a Prefeita de Colombo, Beti Pavim; o Presidente da Câmara Municipal de Colombo, Vagner Brandão; o Prefeita de Pinhais, Marli Paulino; o Prefeito de Almirante Tamandaré, Gerson Colodel; o Presidente da Câmara Municipal de Pinhais, Márcio Alves Pereira; o Vice-Prefeito de Colombo, Sérgio Pinheiro; os vereadores de Colombo Maurício Fortunato da Paixão, Elcio Augustinho Surdi, Eurico Braz de Bonfim e Sidinei Campos de Oliveira; o Promotor de Justiça, Alfredo Cherem Neto, e o Delegado da Polícia Civil, Erineu Sebastião Portes.

*Colaboração: Mahara Paola – Auxiliar de Comunicação PMPR


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page