495450580893305 22º Batalhão de Polícia Militar comemora seis anos de criação
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

22º Batalhão de Polícia Militar comemora seis anos de criação


A manhã de terça-feira (13) foi de festa para o 22º Batalhão de Polícia Militar (22º BPM). A unidade, que é responsável por 13 municípios da Região Metropolitana de Curitiba – Norte comemorou seis anos de criação com uma solenidade e entrega de medalhas a civis e militares que contribuíram com o crescimento do batalhão.

O diretor-comandante da Academia Policial do Guatupê (APMG), coronel Mauro Celso Monteiro, que representou a comandante geral da Polícia Militar do Paraná – a coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha –, disse que a unidade faz um trabalho essencial para a corporação desde sua origem.

“Com a criação deste batalhão, a Polícia Militar ficou bem mais próxima da comunidade, pois onde havia apenas uma ou duas viaturas por município, agora são cinco Companhias articuladas, pelotões de trânsito, Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM), Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas (ROCAM), com estrutura de inteligência e tudo isso somado ao trabalho dos policiais, que faz com que as ações de policiamento sejam muito mais proativas e muito efetivas, trazendo, assim, uma solução para as comunidades locais”, afirmou o coronel.

Para o comandante do 6º Comando Regional de Polícia Militar, o coronel Valterlei Mattos de Souza, o crescimento do batalhão é um dos pontos que mais impressiona, pois é uma unidade relativamente nova que já mostra, segundo o coronel, grandes resultados.

“É um batalhão pujante, que tem uma área territorial de 13 municípios, distantes um do outro, e temos observado que devido à atuação da nossa unidade os índices de criminalidade vêm diminuindo e isso se deve ao nosso planejamento e operações. Vejo tudo isso como um bom resultado, pois é uma unidade que vem crescendo a cada ano, e só temos elogios ao trabalho que tem sido realizado por nossos integrantes, militares estaduais”, explicou o coronel.

Uma das marcas da presença ativa da unidade na região, conforme o Comandante do 22º BPM, tenente-coronel Sergio Augusto Ramos, é a redução da criminalidade, como de furtos e roubos. Isto mostra, segundo o oficial, o esforço e o bom treinamento que foi fornecido aos policiais militares que atuam na região. “Um exemplo é Almirante Tamandaré [um dos municípios abrangidos pelo 22º BPM] que teve 48% de redução de homicídios, uma das maiores taxas de redução do estado do Paraná; Colombo teve uma redução grande no que se refere a furtos e roubos e teve 30% de redução de roubo a veículos. Os dados são do ano passado, mas refletem, praticamente o que temos observado com bastante incidência, afinal cuidamos de mais de 700 mil habitantes”, afirma o tenente-coronel. MEDALHAS – Durante a comemoração foram entregues menção honrosa e medalhas para civis e policiais militares que de alguma maneira contribuem com o crescimento do batalhão. Os policiais foram agraciados com as medalhas de ouro (30 anos de serviço), prata (20 anos de serviço) e bronze (10 anos de serviço). A medalha mérito do 22º BPM é uma condecoração criada pela portaria do Comando Geral nº 846, de 10 de outubro de 2013.

Um dos integrantes da corporação, que recebeu a homenagem foi o policial Prado. Ele concedeu uma entrevista ao Linkada News e disse que a medalha representa para o policial o reconhecimento da instituição pelo trabalho desenvolvido. “Todos os dias procuramos fazer o melhor de nós e nunca esperamos reconhecimento. Diariamente somos reconhecidos pela população através de um obrigado, um parabéns nas redes sociais e é muito bom, mas quando vemos esse reconhecimento dentro da instituição, isso nos dá motivação para sempre fazer o melhor”, finalizou Prado.

(Fotos: Sd Priscilla Carvalho)


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page