495450580893305 Ações contra o sarampo são intensificadas em Campina Grande do Sul
top of page
  • Foto do escritorPortal Linkada News

Ações contra o sarampo são intensificadas em Campina Grande do Sul

Da Redação com assessoria


Foto: AENPR

A Prefeitura Municipal de Campina Grande do Sul está intensificando as ações de combate aos casos de sarampo na região. A iniciativa foi promovida após o registro do primeiro caso da doença em uma moradora de 41 anos, que foi contagiada em uma viagem ao Estado de São Paulo.


Segundo a Secretaria Municipal, a paciente encontra-se em isolamento domiciliar e que todas as ações de vacinação de bloqueio já foram feitas. Além disso, o quadro da mulher está sob controle.


A secretária municipal de saúde, Andiara Cristina Bandeira Filippin ressaltou que Campina Grande do Sul é uma região de vasta extensão territorial, que estabelece limites com diversos municípios da Grande Curitiba, litoral paranaense e até mesmo com cidades do estado de São Paulo, sendo esta uma situação que favorece a exposição dos moradores a endemias não autóctones. “É importante que não haja pânico entre população, pois o caso foi contraído fora do Estado do Paraná e está sob controle”, afirmou.


Ela também lembrou que as unidades de saúde do município encontram-se a disposição da população para orientações e vacinação contra o sarampo. Além disso, sempre que o munícipe solicitar uma vacina é importante que apresente a sua carteira de vacinação na unidade de saúde, documento importante para registro das doses e imunizações recebidas pelo cidadão.


A vacinação de rotina contra o sarampo é feita na população de 1 (um) a 49 anos de idade considerando-se o histórico anterior das vacinas que contenham componente sarampo (dupla viral, tríplice viral ou tetra viral).


VACINAÇÃO DE ROTINA:

- Pessoas de 1 a 29 anos: ter o registro de 2 (duas) doses da vacina sarampo, caxumba e rubéola;


- Pessoas de 30 a 49 anos: ter o registro de 1 (uma) dose da vacina sarampo, caxumba e rubéola;


- Crianças entre 6 e 11 meses de idade, que residem ou vão se deslocar para áreas com surto ativo de sarampo devem receber 1 dose preferencialmente 15 dias antes da viagem. Esta dose é considerada adicional, tendo que ser realizada outra dose aos 12 meses;


- Profissionais da saúde devem ter 2 (duas) doses da vacina sarampo, caxumba e rubéola documentadas, independente da idade;


- CONTRA-INDICAÇÕES DA VACINA: gestantes, imunodeprimidos e crianças menores de 6 meses idade.

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page