495450580893305 Alunos do Campo Sales participam da 4ª Feira da Inovação em Foz do Iguaçu
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Alunos do Campo Sales participam da 4ª Feira da Inovação em Foz do Iguaçu



Alunos do 3° ano do Colégio Estadual Campos Sales, em Campina Grande do Sul, participam nos dias 10 e 11 (terça e quarta-feira), em Foz do Iguaçu, da 4ª edição da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiências), promovida pela Itaipu Binacional. O evento conta ainda com o apoio da Secretaria de Estado da Educação e partipação de vários alunos da rede estadual, particular e ensino superior.

O projeto ambiental “Fazer o bem, que mal tem” desenvolvido pelos alunos Maiara Bianca da Rosa, 17 anos, Bruna Evelyn dos Reis, 17 anos e Vitor Ricardo de Sousa, também de 17 anos, consiste em um sistema hidráulico para bombeamento por pressão e um filtro para tratamento de água dos rios da região.

A enjenhosidade foi uma das escolhidas para serem apresentadas na feira, que tem como objetivo estimular a preservação dos mananciais da região e o uso consciente da água tratada. “Começamos observando o trajeto de casa para a escola e percebemos que alguns rios estavam poluídos e que aquela água não era usada. Então desenvolvemos o dispositivo para a captação e filtragem da água para uso doméstico, como lavar calçada, por exemplo”, contou a aluna Maiara

Ainda segundo Maiara, a ideia é cuidar do meio ambiente e contribuir para economia da escola e comunidade evitado o desperdício de água potável. O projeto foi orientado pelas professoras Flávia Elisa Zornoff, de Química, e Luciana Ceccon Mocelin, de Biologia do Colégio Campo Sales.

“A nossa comunidade possui áreas de proteção ambiental e por isso sempre procuramos trabalhar com questões relacionadas a esse tema em sala de aula, para criar nos alunos essa responsabilidade com o meio ambiente”, explicou Flávia.

A feira reúne trabalhos divididos em sete categorias: ciências exatas, ciências humanas, ciências da saúde, ciências biológicas, ciências agrárias, ciências sociais e engenharia. Ao final do evento as pesquisas serão examinadas por uma banca avaliadora. Os trabalhos mais bem avaliados serão acompanhados por professores do ensino superior para a continuidade das pesquisas.

(Foto: Hedeson Alves/AEN)


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page