495450580893305 Alunos do Newton Freire Maia iniciam recuperação do Rio Timbu
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Alunos do Newton Freire Maia iniciam recuperação do Rio Timbu



Alunos dos cursos técnicos em Meio Ambiente e Energias Renováveis do Centro Estadual de Educação Profissional do Colégio Newton Freire Maia, em Pinhais (na Grande Curitiba), iniciaram nesta sexta-feira (25) a recuperação do manancial do Rio Timbu, no município de Campina Grande do Sul (também na Região Metropolitana da Capital).

Os estudantes recolheram lixo, plantaram mudas de plantas nativas para recuperação da mata ciliar e coletaram amostras para análise da qualidade da água. Para prevenir a degradação do rio, que deságua na Barragem Iraí, os estudantes também fizeram um mutirão de conscientização com os moradores do entorno do afluente. A intervenção foi realizada em parceria com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e será feita periodicamente.

A ação no Rio Timbu surgiu após um pedido feito à Sanepar pelos moradores do bairro Jardim Paulista, que é cortado pelo rio, para monitoramento da qualidade da água que desemboca na represa do Iraí, que abastece o município de Curitiba e outras cidades da região metropolitana. A Sanepar solicitou a parceria do curso de Meio Ambiente da escola para trabalhar com a educação ambiental dos moradores e monitorar a revitalização do rio.

“Sendo uma escola estadual, nós temos o dever de dar um retorno à população do investimento que é feito na educação”, disse a coordenadora do curso de Meio Ambiente, Luciene da Silva Soares. Segundo ela, os alunos trazem informações que servem para conscientizar a população sobre os cuidados necessários com o lixo e explicam como esse cuidado vai refletir na qualidade de água do rio, diminuição a poluição no entorno das casas e na economia no tratamento da água.

O projeto foi dividido em três partes. Primeiro a coordenação do curso selecionou uma equipe de 25 alunos que foi até o bairro e fez um diagnóstico da situação da bacia do rio. Em seguida os estudantes visitaram a estação de tratamento de água da Sanepar e fizeram análises química, biológica e física da água. Por último, elaboraram soluções para resolver o problema apontado.

REVITALIZAÇÃO - Para o Rio Timbu os alunos resolveram reflorestar a mata ciliar com 12 espécies de plantas típicas da região (pitanga, caroba, bracatinga, aruera), panfletagem e diálogo com os moradores reforçando a importância da separação do lixo, cuidado com mata ciliar e com o rio.

“O Rio Timbu é um dos principais afluentes da bacia do Rio Iraí e esse cuidado é importante para que, no futuro, não tenhamos um rio morto que pode trazer sérias consequências para a qualidade da água que chega às casas e também para a fauna e flora da região”, disse o aluno Jean Paulo dos Santos, de 15 anos, do curso de Energias Renováveis.

O projeto de intervenção nos rios da Região Metropolitana é desenvolvido pela escola há quatro anos e faz parte do currículo dos cursos como atividade prática. Nesse período os alunos já fizeram o monitoramento da qualidade da água, limpeza e reflorestamento da bacia dos rios do Meio, Canguiri e Timbu.

“Em torno desses rios existe muita poluição e por isso é importante fazer esse trabalho com a comunidade, para que se tenha os cuidados necessários de preservação do rio e da vida em torno dele”, afirmou a aluna Luendy Sthefeni Santos da Costa, de 16 anos, do curso de Meio Ambiente.

(Foto: AEN PR)


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page