495450580893305
top of page
  • Portal Linkada News

Ambulatório especializado será construído em Colombo

Da Redação com AENPR


O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, anunciou na última sexta-feira (13) a construção de um Ambulatório Médico de Especialidade (AME’s), que ficará localizado no Jardim Monza, em Colombo e servirá para atendimento a Região Norte.


Além do ambulatório em Colombo, outro será construído em São José dos Pinhais. “A Região Metropolitana soma quase 2 milhões de paranaenses, que precisam de atendimento especializado. Atualmente cerca de 10 mil atendimentos são realizados por mês para esta população. O governador Ratinho Junior decidiu pela proposta dos AME’s como política pública de saúde, para que essas duas novas unidades ofertem até 30 mil consultas por mês, triplicando o serviço que já está disponível”, afirmou Beto Preto.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Colombo

O secretário informou ainda que os terrenos onde serão construídos os ambulatórios já estão disponíveis. “Os espaços físicos já foram doados pelas respectivas prefeituras e agora estamos trabalhando nesses projetos de maneira muito séria, para que essa ideia saia do papel e beneficie a população da RMC”, disse.


AME – Os AME’s são Pontos de Atenção Secundário Ambulatorial da Rede de Atenção à Saúde composto por equipe multiprofissional especializada, destinada a atender os usuários com condições complexas ou muito complexas, desenvolvendo suas quatro funções: assistencial, educacional, supervisional e de pesquisa.


O AME vincula-se às equipes da Atenção Primária à Saúde – APS dos municípios de uma região, ou território definido, tornando os dois níveis de atenção, progressivamente, em um único microssistema clínico, garantindo uma atenção contínua e integrada, disponibilizando atendimento por equipe multiprofissional especializada e por serviços de apoio e diagnóstico nas Linhas de Cuidado e Especialidades prioritárias do Estado.


Essas unidades ambulatoriais serão gerenciadas pelos Consórcios Intermunicipais de Saúde, visando otimizar e potencializar os recursos estaduais e municipais, e fortalecer a regionalização das ações de saúde.

 


1/4
1/1

1/10

1/1

1/1
bottom of page