Após denúncias sobre “golpe do amor”, Receita Federal alerta população
- Linkada News
- 3 de ago. de 2018
- 2 min de leitura
Golpistas enviam mensagens por meio de perfis falsos, com instruções para que pessoas façam depósitos bancários em troca de valores e bens que, segundo eles, serão recolhidos pelo fisco. Após verificar essa fraude por meio de denúncias, a Receita Federal alertou nesta quinta-feira (2) a população sobre a volta do chamado "golpe do amor".
Para praticar o golpe, os perfis são criados em redes sociais, nas quais se apresentam, normalmente, como estrangeiros em boas condições financeiras. Os golpistas então entram em contato com as vítimas e após um envolvimento emocional propõe um relacionamento mais sério e fazem a pessoa acreditar que eles enviaram diversos presentes a ela, como óculos, bolsas, celulares, anéis para o suposto noivado, além de dinheiro em espécie ou documentos.
Para que não haja problemas caso a vítima queira verificar se as informações repassadas pelos golpistas são verdadeiras, eles criam sites de empresas de remessas expressas e afirmam que os bens foram retidos na alfândega. Nesse momento, começa o processo de “golpe do amor”, que envolve o depósito de dinheiro por parte das vítimas.

O golpista passa uma conta corrente para a pessoa e pede para que ela realize um depósito, pois só assim, os presentes que ele enviou serão liberados pela alfândega. Normalmente, a conta fornecida pelos golpistas é de uma pessoa física.
Como forma de evitar esse tipo de golpe, a Receita Federal orientou que se alguém achar que está sendo vítima é necessário primeiro registrar a ocorrência em uma delegacia especializa. E em casos de encomendas feitas por remessa expressa, é possível confirmar se a empresa está habilitada para operar no Brasil através do site da Receita. Além disso, a Receita informa que não exige pagamento em espécie ou por meio de depósito em conta corrente.
(Foto: Arquivo/Pixabay)
コメント