495450580893305 Apesar de lei que impede prisões na semana de eleição, policiais conseguem recapturar foragido em Co
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Apesar de lei que impede prisões na semana de eleição, policiais conseguem recapturar foragido em Co


Um rapaz de 25 anos que tinha escapado da prisão e que já apresentava uma longa ficha criminal foi recapturado na terça-feira (23) pelos policiais do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), da Polícia Civil. O foragido estava numa casa localizada na Vila Zumbi, em Colombo.

Após encontrar Kennedy Crystian Kostek da Cruz, a equipe do Cope levantou a possibilidade de que ele não pudesse ficar detido, já que a lei não permite prisões na semana das eleições. Kennedy tinha dois mandados de prisão em aberto, mas a polícia só cumprir apenas um deles.

“Além do mandado de prisão por ter fugido da cadeia, onde respondia por um crime que já tinha sido condenado e que não caberia recurso, o rapaz também tinha contra si outro mandado de prisão, este em caráter preventivo, por outra investigação policial. Este segundo mandado de prisão não pode ser cumprido”, afirmou o delegado responsável pelo Cope, Rodrigo Brown.


Os antecedentes do rapaz incluíam roubo, tráfico e receptação, mas por ser uma semana que antecede o domingo de eleições, os policiais precisaram da ajuda da Justiça para definir o que aconteceria. “A lei eleitoral estabelece que ninguém pode ser preso a partir de cinco dias antes da eleição e dois dias depois de encerrada a votação. Os únicos casos em que se permitem a prisão são o flagrante ou no caso de já ter havido uma sentença condenatória sem recurso. A situação do Kennedy se encaixava nesta segunda possibilidade, por isso conseguimos mantê-lo preso”, explicou o delegado.

O foragido foi encaminhado à sede do Cope, no Hauer, onde vai esperar pelo menos até a semana que vem para ser levado ao Sistema Prisional. “Isso porque nós só vamos poder cumprir este segundo mandado de prisão expedido contra ele na próxima quarta-feira, quando acaba o período da lei eleitoral. Enquanto isso ele continua preso, mas na carceragem provisória do Cope”, finalizou Brown.

(Foto: Marcel Mercurio)


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page