495450580893305 Aplicativo ajuda pais a acompanharem desempenho de alunos de escolas estaduais do Paraná

Aplicativo ajuda pais a acompanharem desempenho de alunos de escolas estaduais do Paraná

Da Redação com AENPR


Os pais e/ou responsáveis que quiserem acompanhar o desempenho escolar e rotina de estudantes da rede estadual de ensino, de uma maneira mais ágil e facilitada já podem baixar o aplicativo Escola Paraná, ferramenta disponibilizada pela Secretaria de Estado da Educação de forma gratuita no Google Play, para o sistema operacional Android, ou na App Store, para o sistema iOS.


O Escola Paraná foi desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) em parceria com a Secretaria da Educação. Com o aplicativo é possível monitorar o boletim escolar, a agenda de atividades da escola, a grade de disciplinas e receber mensagens e avisos de eventos. A função mais recente, incluída no final do ano passado, é o aviso de faltas, em que os usuários recebem um alerta no mesmo dia toda vez que o estudante faltar. O aplicativo está disponível em mais de 1,6 mil escolas.


“Queremos que o aplicativo seja um dos primeiros passos para integrar os pais cada vez mais na vida dos estudantes, para que eles acompanhem o dia a dia na escola, conversem com seus filhos sobre conteúdo, fiquem atentos às novidades e eventos. É um ótimo gancho para criar esse hábito”, afirmou o superintendente da Educação, Raph Gomes Alves.


COMO USAR - Para acessar é necessário fornecer um número de telefone celular à instituição de ensino participante. Esse número receberá uma mensagem com um código de segurança com o qual será possível acessar o aplicativo.


Para começar a utilizar o aplicativo no celular, basta informar o CPF dos pais ou Cadastro Geral de Matrícula (CGM) do estudante. Caso o usuário troque de número de celular, é necessário atualizar a informação na escola.


REGISTRO DE CLASSE - O aplicativo é usado preferencialmente nas escolas estaduais que utilizam o sistema Registro de Classe Online (RCO), ferramenta digital em que os professores registram presença dos alunos, conteúdos e resultados de avaliações, substituindo o livro de registro de classe impresso.


“Utilizar o Registro de Classe Online é um pré-requisito para a escola acessar todas as funcionalidades do Escola Paraná, já que o app utiliza principalmente as informações do RCO”, explica o chefe do Núcleo de Informática e Informação da Secretaria da Educação, Claudio Aparecido de Oliveira. “Já são 1.617 escolas participando, e devemos continuar expandindo a abrangência do sistema”, diz.


PROFESSORES - Os professores da rede estadual utilizam um aplicativo próprio, o Escola Paraná Professores. Nele é possível agendar e acompanhar as datas de provas, trabalhos, e seminários por meio de uma agenda pessoal, além de enviar avisos para suas turmas sobre estes eventos.


A Secretaria da Educação selecionou 50 escolas estaduais para testar uma nova versão do aplicativo para professores, com a funcionalidade de lançamento de frequência e conteúdo de aulas, no modo off-line.


(Foto: Divulgação/Agência Estadual de Notícias)

1/1

1/1

1/1

1/1

1/1

1/7

1/5

1/6