495450580893305
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Aposentados recebem primeira parcela do 13º salário a partir de hoje


Aposentados já poderão sacar a primeira parcela do 13º salário a partir desta segunda-feira (27). Ao todo 30 milhões de pagamentos serão feitos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com 50% do valor do benefício, até dia 10 de setembro, junto com a folha mensal de pagamentos do INSS.

Com relação à segunda parcela do 13º, esta será paga junto com os benefícios de novembro e corresponderá à diferença entre o valor total do abono anual e o valor da parcela antecipada.

O governo afirmou que o dinheiro da primeira parcela deverá injetar R$ 21 bilhões na economia nos meses de agosto e setembro.

QUEM PODE RECEBER - Tem direito ao 13º salário aqueles que receberam, ao longo do ano, benefícios previdenciários como aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade.

Aposentados e pensionistas, em sua maioria, receberão 50% do valor do benefício. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro de 2018. Nesse caso, o valor será calculado proporcionalmente. Já para quem recebe auxílio-doença e salário-maternidade, o valor do 13º será proporcional ao período recebido.


Como esse benefício é temporário, o INSS calcula a antecipação proporcional ao período. Por exemplo, um benefício iniciado em janeiro e ainda em vigor em agosto terá o 13º terceiro salário calculado sobre oito meses. O segurado receberá, portanto, metade desse valor.

Em dezembro, caso ainda esteja afastado, o segurado irá receber o restante. Se tiver alta antes, o valor será calculado até o mês em que o benefício vigorar e acrescido ao último pagamento do benefício, segundo o Ministério da Fazenda.

Aqueles que recebem benefícios assistenciais (Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social – BPC/LOAS e Renda Mensal Vitalícia – RMV) não têm direito ao abono anual.

DESCONTOS - Não haverá desconto de Imposto de Renda (IR) na primeira parcela. Segundo a legislação, o IR sobre o 13º salário é cobrado somente na segunda parcela, que é paga em novembro e dezembro.

DATAS DE PAGAMENTO - O deposito da 1ª parcela do pagamento começará a ser depositado seguindo o calendário de pagamentos dos benefícios previdenciários do mês de agosto, para os segurados que recebem até um salário mínimo e possuem cartão com final 1, desconsiderando-se o dígito. Quem ganha acima do mínimo começa a receber a partir de setembro. O depósito será realizado na folha mensal de pagamentos do INSS, entre os dias 27 de agosto e 10 de setembro, conforme a Tabela de Pagamentos de Benefícios 2018 abaixo:

EXTRATO – para aqueles que quiserem consultar o extrato mensal de pagamento, podem acessar o site Meu INSS ou verificar nos terminais de autoatendimento da rede bancária juntamente com o extrato de pagamento de benefícios da folha de agosto.

(Foto: Reprodução/INSS)

Comments


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page