
Uma audiência pública para debater as recentes mudanças no transporte coletivo foi realizada na Câmara Municipal de Quatro Barras na manhã de sábado (18). A reunião proposta pelo legislativo por intermédio do vereador Leonardo Presa reuniu representantes da Viação Castelo Branco, Comec, vereadores e moradores residentes em várias partes do município.
A discussão em torno do transporte público foi calorosa e abordou vários problemas vivenciados pelos usuários diariamente, entre eles: a superlotação; a oferta de ônibus e as recentes mudanças nos horários e itinerários das linhas Quatro Barras (Graciosa) e Ribeirão do Tigre, que atende a comunidade rural. Durante o encontro, foi dada a oportunidade dos usuários fazerem perguntas e apresentarem suas reclamações.
Após reivindicação popular, a Comec e a Viação Castelo Branco decidiram em consenso retornar já a partir desta segunda-feira (20) o horário anterior da linha Ribeirão do Tigre, com saída do terminal central passando pelo Palmitalzinho e Rio do Meio. A mudança, no entanto, tem caráter experimental de 30 dias, prazo dado pela empresa de transportes para que a Prefeitura e Câmara Municipal apresentem fonte de custeio e formatem um contrato municipal para a referida linha, estudando nesse período um possível convênio com a Comec.

Atendendo outro pedido popular, a linha Quatro Barras (Graciosa) deverá retornar ao seu itinerário antigo. Desde o último dia 6 de junho a linha deixou de passar pela trincheira do Atuba, tendo como trajeto a Vila Zumbi dos Palmares em Colombo. A reclamação partiu, principalmente, dos usuários que necessitam fazer o desembarque próximo ao Alphaville Graciosa e bairro Atuba. Segundo eles, com a mudança, o trajeto do ponto ao trabalho tornou mais dificultoso, aumentando também o risco de assaltos. A volta ao itinerário antigo será oficializado após reunião nesta semana entre a Comec e Viação Castelo Branco.
No encontro também foi definido a pré-comissão para instituir o Conselho Municipal de Transportes, órgão composto por usuários do transporte público que terá como objetivo trabalhar para políticas de mobilidade urbana no município. Para o vereador Leonardo Presa, autor da audiência e da proposta de criação do conselho, a audiência possibilitou grandes avanços. “Avalio que a reunião foi muito produtiva, pois era algo que vínhamos batalhando para acontecer. A participação popular nesse debate foi importante para definirmos os rumos do transporte daqui para frente”, disse Presa.
Participaram da audiência também os vereadores Angelo Andreatta (Lara); Mauro dos Santos, Gilson Rodrigues Cordeiro e Claujunior. Representando a Viação Castelo Branco se fizeram presentes o gerente de tráfego Luciano Ruthes; o gerente de manutenção Tiago Calistro e a advogada Carolina, seguido do diretor de Transportes da Comec, Claudio Menna, e do assessor de Transportes da Comec, Willian Correa.
(Fotos: Adilson Santos)