495450580893305 Audiência Pública define mudanças no transporte público de Quatro Barras

Audiência Pública define mudanças no transporte público de Quatro Barras



Uma audiência pública para debater as recentes mudanças no transporte coletivo foi realizada na Câmara Municipal de Quatro Barras na manhã de sábado (18). A reunião proposta pelo legislativo por intermédio do vereador Leonardo Presa reuniu representantes da Viação Castelo Branco, Comec, vereadores e moradores residentes em várias partes do município.

A discussão em torno do transporte público foi calorosa e abordou vários problemas vivenciados pelos usuários diariamente, entre eles: a superlotação; a oferta de ônibus e as recentes mudanças nos horários e itinerários das linhas Quatro Barras (Graciosa) e Ribeirão do Tigre, que atende a comunidade rural. Durante o encontro, foi dada a oportunidade dos usuários fazerem perguntas e apresentarem suas reclamações.

Após reivindicação popular, a Comec e a Viação Castelo Branco decidiram em consenso retornar já a partir desta segunda-feira (20) o horário anterior da linha Ribeirão do Tigre, com saída do terminal central passando pelo Palmitalzinho e Rio do Meio. A mudança, no entanto, tem caráter experimental de 30 dias, prazo dado pela empresa de transportes para que a Prefeitura e Câmara Municipal apresentem fonte de custeio e formatem um contrato municipal para a referida linha, estudando nesse período um possível convênio com a Comec.


Atendendo outro pedido popular, a linha Quatro Barras (Graciosa) deverá retornar ao seu itinerário antigo. Desde o último dia 6 de junho a linha deixou de passar pela trincheira do Atuba, tendo como trajeto a Vila Zumbi dos Palmares em Colombo. A reclamação partiu, principalmente, dos usuários que necessitam fazer o desembarque próximo ao Alphaville Graciosa e bairro Atuba. Segundo eles, com a mudança, o trajeto do ponto ao trabalho tornou mais dificultoso, aumentando também o risco de assaltos. A volta ao itinerário antigo será oficializado após reunião nesta semana entre a Comec e Viação Castelo Branco.

No encontro também foi definido a pré-comissão para instituir o Conselho Municipal de Transportes, órgão composto por usuários do transporte público que terá como objetivo trabalhar para políticas de mobilidade urbana no município. Para o vereador Leonardo Presa, autor da audiência e da proposta de criação do conselho, a audiência possibilitou grandes avanços. “Avalio que a reunião foi muito produtiva, pois era algo que vínhamos batalhando para acontecer. A participação popular nesse debate foi importante para definirmos os rumos do transporte daqui para frente”, disse Presa.

Participaram da audiência também os vereadores Angelo Andreatta (Lara); Mauro dos Santos, Gilson Rodrigues Cordeiro e Claujunior. Representando a Viação Castelo Branco se fizeram presentes o gerente de tráfego Luciano Ruthes; o gerente de manutenção Tiago Calistro e a advogada Carolina, seguido do diretor de Transportes da Comec, Claudio Menna, e do assessor de Transportes da Comec, Willian Correa.

(Fotos: Adilson Santos)


1/1

1/1

1/6

1/1

1/1