495450580893305 Autoescola Paulista conta agora com aulas no simulador de direção veicular

Autoescola Paulista conta agora com aulas no simulador de direção veicular



Buscando se adaptar a nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em julho do ano passado, a Autoescola Paulista, em Campina Grande do Sul, agora conta com uma novidade. Alunos que se preparam para tirar a carteira de motorista na categoria B poderão fazer aulas no simulador de direção veicular. O equipamento foi adquirido recentemente e já está disponível aos futuros motoristas.

Conforme regras estabelecidas pelo Contran, o candidato que vai tirar a primeira habilitação, após o período de aulas teóricas, terá de 5 a 8 aulas no aparelho, com 30 minutos cada. A soma deve contabilizar no mínimo 25 horas de aulas no equipamento. Do total, 20 horas serão em veículo de aprendizagem, sendo quatro horas no período noturno. As demais cinco horas serão feitas no simulador de direção. Quem já tem carteira de motorista e vai adicionar a Categoria B faz 20 horas de aula, sendo 5 horas no simulador.


Na avaliação feita pelo diretor da escola, Raphael Amorin, o equipamento tem ajudado na aprendizagem dos alunos, em especial aqueles que nunca tiveram contato com um veículo. "É uma oportunidade que o aluno tem de colocar em prática aquilo que ele aprendeu nas aulas teóricas, antes mesmo de sair para as aulas práticas. Aqueles que desconheciam as funções de um carro, por exemplo, saem mais confiantes para dirigir na rua”, afirma Amorin, que garante que a novidade não está refletindo no valor final do curso de habilitação.

No simulador, os alunos podem vivenciar situações como ultrapassagem, mudança de faixa, direção com chuva e manobra em marcha à ré. De acordo com o Contran, numa segunda etapa será obrigatório o uso do simulador para quem dirigir veículos comerciais, caminhão, ônibus e motos.

A obrigatoriedade de aulas no simulador de direção veicular foi prevista, inicialmente, pelo Contran, e depois suspensa. Por meio da Resolução 543, de 15 de julho de 2015, a obrigatoriedade foi retomada. Na época, o Contran informou que o pedido para a volta da obrigatoriedade partiu dos Detrans de todo o país.

Serviço

A Autoescola Paulista está localizada na Avenida Duílio Calderari, 1477, no Jardim Paulista, e Campina Grande do Sul. Telefones: (41) 3679-0800 / 3158-3300.

(Foto: Adilson Santos e Reprodução TV Vanguarda)


1/1

1/4

1/7

1/1

1/6

1/5