495450580893305 Bombeiro Comunitário completa 11 anos de atividades em Campina e Quatro Barras
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Bombeiro Comunitário completa 11 anos de atividades em Campina e Quatro Barras



O Posto do Bombeiro Comunitário, responsável em atender os municípios de Campina Grande do Sul e Quatro Barras, comemorou seu 11º aniversário na manhã desta quarta-feira (30) com uma solenidade oficial realizada na sede da corporação. A cerimônia reuniu diversas autoridades municipais dos dois municípios, além de convidados e de integrantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Paraná.

O evento lembrou a fundação da base em 2004, concretizada após mobilização de autoridades e entidades da região, atendendo assim a um dos anseios da população da região. Desde então, a unidade tem trabalhado focada no pronto atendimento das ocorrências dando também apoio as ações realizadas pela Defesa Civil que atende também o vizinho município de Quatro Barras.

Participaram do evento o chefe do Executivo Municipal de Campina Grande do Sul, prefeito Luiz Assunção, juntamente com os secretários municipais Lucas Sehnem (Saúde) e Janete Assunção (Assuntos da Família); além do chefe de gabinete, Edilson Magalhães. O município de Quatro Barras foi representado pelo secretário Frederico Bernardi (Governo) e Rafael Ribeiro (Meio Ambiente, Agricultura e Turismo), além do presidente da Câmara Municipal, Antônio Cezar Crepvile (Totó).

Do Corpo de Bombeiros estiveram presentes a comandante da corporação, tenente Mariana Lorenzi; o comandante do 7º Grupamento de Bombeiros, tenente coronel Ricardo Silva; o sub-comandante major Kapp e o tenente coronel Osni José Bortolini, representando o comandante do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná, além do tenente Rafael Bastos Belache, comandante da 4ª Companhia da PM de Campina Grande do Sul.

Histórico

O posto do Bombeiro Comunitário iniciou suas atividades em 15 de setembro de 2004 quando começaram os treinamentos para formação dos seis agentes de Defesa Civil disponibilizados pela Prefeitura Municipal de Campina Grande do Sul. O projeto do Bombeiro Comunitário na cidade foi viabilizado por meio de um programa estadual do governo Requião, que consiste na parceria dos municípios que custeiam os investimentos em infraestrutura e dos equipamentos necessário para a prestação desse tipo de serviço na região.

A estrutura foi implantada no terreno cedido pelo município de Campina Grande do Sul e conta com um efetivo de 10 agentes, sendo seis de Campina e quatro de Quatro Barras. A estrutura dispõe também de um caminhão de combate a incêndio e um veículo para transporte de materiais. Desde sua fundação, o posto atendeu mais de 5.600 ocorrências, sendo a maioria delas acidentes em meios de transportes e combate a incêndios ambientais.

Um bombeiro militar, na função de gestor, atua para garantir o atendimento à população 24 horas por dia. Os agentes, selecionados e contratados pela prefeitura atuam com base nos treinamentos específicos oferecidos pelo Corpo de Bombeiros do Paraná.


(Fotos: Adilson Santos)


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page