495450580893305 Câmara Campina inicia a 3ª edição do projeto Câmara na Escola
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Câmara Campina inicia a 3ª edição do projeto Câmara na Escola


A Câmara Campina iniciou no último dia 13 de abril (quarta -feira), a 3ª edição do projeto Câmara na Escola, mais uma vez com os alunos do 4º ano da rede municipal de ensino. Lançado em 2014 pela atual mesa diretiva, o projeto objetiva a formação de cidadãos mais conscientes e interessados na política, além de oferecer aos estudantes uma oportunidade única de conhecer na prática o funcionamento do Legislativo Municipal.


No projeto os alunos e professores são recebidos na Câmara Municipal para conhecerem de perto toda a estrutura administrativa da Casa de Leis. Em seguida, já no Plenário, todos participaram de palestras coordenadas pela professora Denize Kaminski Ferreira que explica aos presentes todo o funcionamento do Poder Legislativo Municipal e como ele trabalha com o Poder Executivo (Prefeitura) e Judiciário, abrindo espaço para debates e pesquisas relacionadas ao tema.

A professora Denize Kaminski falou sobre a iniciativa. "Este projeto foi idealizado por considerar que a democracia é um regime de governo no qual as pessoas têm a oportunidade e o poder de participar das importantes decisões políticas, essa participação pode ocorrer de forma direta ou indireta, sendo mais comum a forma indireta, através dos representantes escolhidos por meio do voto, sendo assim, é fundamental que os cidadãos compreendam o protagonismo que assumem neste regime de governo" disse. Na ocasião, os estudantes conversam com os vereadores e fazem perguntas a respeito do trabalho realizado pelos parlamentares no município. Acompanhando o teor da palestra, cada aluno participante recebe gratuitamente uma cartilha interativa contendo explicações referentes aos procedimentos e a divisão das obrigações entre os três os poderes.

Novidade Neste ano o projeto inova com um teatro lúdico contando a história da menina Alice, que recebe um livro do seu avô contendo explicações do funcionamento do legislativo. A partir daí, Alice adormece e tem um sonho com o Reino das Corujinhas, que explica e interage com as crianças sobre a democracia, inclusive com uma eleição direta entre os próprios alunos.

A ideia central é desenvolver por meio do Teatro a educação e a cultura, no intuito de abranger pessoas da comunidade, oportunizando vivências na área das Artes Cênicas a partir de estudos teóricos e práticas de teatro, visando apresentar para a comunidade a função da Câmara Municipal.

Liderado pela atriz campinense Inaja Queiroz e pela professora Ingrid Lais Loureiro da Costa, os trabalhos são auxiliados pelos servidores da casa Valdir Camargo, Luis Carlos Silverio, Kauane Ferreira e Luis Linkada.

Para o presidente Câmara Municipal, vereador Sergio Cavagni, o projeto serve como diferencial para a atual legislatura. "O projeto aproxima os estudantes do Legislativo e desperta neles o interesse pela política, tornando-os cidadãos mais conscientes. Esta iniciativa é importante por despertar a conscientização dos estudantes sobre seus direitos como cidadãos”, destacou. Bons resultados Em 2014, a 1ª edição do Projeto Câmara na Escola fechou com um balanço positivo na educação municipal. O programa encabeçado pela Câmara Municipal envolveu a participação de mais de 1.400 estudantes, destes 650 da rede municipal de ensino, 800 da rede estadual de ensino, além de aproximadamente 30 graduandos da Faculdade de Campina Grande do Sul (FACSUL). Em 2015 na segunda edição do “Câmara na Escola", o Legislativo Municipal promoveu o 2º Concurso Cultural de Redações com a finalidade de incentivar os alunos a colocarem em prática o conhecimento adquirido durante o projeto. A segunda edição contou com a participação de cerca de 600 alunos do 4º ano do ensino fundamental do município. Destes, 30 foram selecionados como finalistas. Os três melhores trabalhos foram avaliados e premiados de acordo com as regras do concurso.

(Fotos:Luis Linkada)


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page