495450580893305 Câmara Campina inicia a 4° Edição do Projeto Câmara na Escola
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Câmara Campina inicia a 4° Edição do Projeto Câmara na Escola


A Câmara Campina iniciou no último dia 05 de setembro (terça -feira), a 4ª edição do projeto Câmara na Escola, mais uma vez com os alunos do 4º e 5°anos da rede municipal de ensino. Lançado em 2014 pela atual presidência da casa, o projeto objetiva a formação de cidadãos mais conscientes e interessados na política, além de oferecer aos estudantes uma oportunidade única de conhecer na prática o funcionamento do Legislativo Municipal.

No projeto os alunos e professores são recebidos na Câmara Municipal para conhecerem de perto toda a estrutura administrativa da Casa de Leis. Em seguida, já no Plenário, todos participaram de palestras coordenadas pela professora Denize Kaminski Ferreira que explica aos presentes todo o funcionamento do Poder Legislativo Municipal e como ele trabalha com o Poder Executivo (Prefeitura) e Judiciário, abrindo espaço para debates e pesquisas relacionadas ao tema.

A professora Denize Kaminski falou sobre a iniciativa. "Este projeto foi idealizado por considerar que a democracia é um regime de governo no qual as pessoas têm a oportunidade e o poder de participar das importantes decisões políticas, essa participação pode ocorrer de forma direta ou indireta, sendo mais comum a forma indireta, através dos representantes escolhidos por meio do voto, sendo assim, é fundamental que os cidadãos compreendam o protagonismo que assumem neste regime de governo" disse. Na ocasião, os estudantes conversam com os vereadores e fazem perguntas a respeito do trabalho realizado pelos parlamentares no município. Acompanhando o teor da palestra, cada aluno participante recebe gratuitamente uma cartilha interativa contendo explicações referentes aos procedimentos e a divisão das obrigações entre os três os poderes.

TEATRO

Além de todo conteúdo, o projeto ainda conta com uma peça teatral sobre os temas que envolvem o funcionamento da "maquina" pública no intuito de abranger pessoas da comunidade, oportunizando vivências na área das Artes Cênicas a partir de estudos teóricos e práticas de teatro, visando apresentar para a comunidade a função da Câmara Municipal.

O vereador e presidente da casa de leis campinense Sergio Cavagni (Serginho) - (PR), que também é o idealizador do projeto falou com nossa equipe de reportagem. "Para nós é um sentimento de dever cumprido e também de alegria em poder dar continuidade em um projeto tão importante, digo isso não só por mim, mas por toda corpo de profissionais envolvidos que nos reivindicaram a sequencia deste trabalho brilhantemente executado por toda classe educadora e os colaboradores da Câmara Municipal. Com certeza já se trata de um legado" disse o vereador.

(Fotos: Divulgação Câmara Campina)


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page