495450580893305 Câmara Campina inicia projeto com alunos do município
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Câmara Campina inicia projeto com alunos do município


Da Redação

Projeto objetiva levar informação aos estudantes sobre funcionamento do Legislativo Municipal e o papel desempenhado pelos vereadores

A Câmara de Vereadores de Campina Grande do Sul lançou recentemente com alunos do município o programa “Câmara na Escola”, um projeto de iniciativa do Legislativo Municipal que objetiva os estudantes terem acesso à informação sobre o funcionamento da Câmara Municipal e o papel dos vereadores na construção de uma cidade cidade melhor para todos. O lançamento do projeto foi feito na última semana e contou com a presença dos alunos do Colégio Timbu, que tiveram a oportunidade de assistir uma Sessão Ordinária e interagir com os vereadores através de perguntas.

Antes do início dos trabalhos da Câmara, os estudantes participaram de uma palestra proferida pela pedagoga e mestre em educação, Denize Cristina Kaminski, que explicou aos alunos todo o funcionamento do Poder Legislativo Municipal e como ele trabalha com o Executivo (Prefeitura), abrindo espaço para debates e pesquisas relacionadas ao tema. “A ideia é levar todas as semanas um grupo de alunos para participar das sessões consolidando assim o que os professores já vêm aplicando em sala de aula, principalmente, as disciplinas de Sociologia, História e Filosofia”, explica Denize, que além de sua formação também leciona aulas de Política e História da Educação na Facsul. Em seguida, o presidente da Câmara, vereador Sérgio Cavagni, abriu espaço para que os estudantes fizessem perguntas livres aos parlamentares. Entre as dúvidas abordadas, estavam: a tramitação de um projeto de lei, o orçamento da Casa, quanto ganha um vereador, qual a função de um vereador diante dos investimentos em Saúde eEducação e a Lei Orgânica do Município.

Para Denize, a iniciativa contribui na formação dos novos cidadãos. “Esta iniciativa é importante por despertar a conscientização dos estudantes sobre seus direitos como cidadãos. Eles precisam entender que mais importante do que votar, é acompanhar o trabalho dos seus representantes, afinal, a política rege toda a vida em sociedade. O projeto serve para incentivar um diálogo entre os vereadores e a comunidade contribuindo na formação da cidadania das futuras gerações”, ressalta.

O presidente Câmara Municipal, vereador Sergio Cavagni, acredita que o projeto reflete na harmonia dos trabalhos entre legislativo e executivo eserve como diferencial para a atual legislatura. "Com esta ação promovemos a formação política de um cidadão. Acreditamos que maneira gradativa,a população se torne mais consciente e atuante não só na política do seu munícipio, como também no estado e no país. Quanto mais cidadãos interessados na política, menos problemas teremos futuramente”.

O "Câmara na Escola" concede gratuitamente a cada aluno participante uma cartilha contendo explicações referentes ao trabalho de uma Câmara Municipal. No final de cada sessão, os legisladores abrem a palavra para que os estudantes tirem dúvidas e façam questionamentos diretamente com os vereadores. Participam do projeto alunos do ensino fundamental e médio que estudam no município. Os próximos estudantes que devemparticipar do projeto são dos colégios Ivan Ferreira e Bandeirantes.

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page