495450580893305 Câmara Campina premia alunos e professores participantes do Câmara na Escola edição 2015
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Câmara Campina premia alunos e professores participantes do Câmara na Escola edição 2015



A Câmara Municipal de Campina Grande do Sul realizou na tarde da última segunda feira (30), a cerimônia de premiação do 2.º Concurso Cultural de Redações, através do programa “Câmara na Escola”, de iniciativa do Legislativo Municipal. Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação, o concurso foi direcionado aos alunos do quarto ano do ensino fundamental.

O evento contou com a participação de assessores, vereadores, secretários municipais, bem como estudantes, professores e pais. Autoridades do município vizinho também se fizeram presentes na solenidade, foram eles o vereador-presidente da Câmara Municipal de Colombo Waldirlei Bueno e o vice Gilgera.

O projeto buscou estimular a formação de cidadãos mais críticos quanto à relevância da participação política da população. As redações tiveram como tema “A importância do Poder Legislativo no município e o nosso papel” e foram desenvolvidas em sala de aula sob orientação dos professores.

Premiação

A aluna Tassiane Andreata de Brito, do 4.º A, orientada pela professora Márcia Kaminski, da Escola Municipal José Eurípedes Gonçalves, na sede, foi a autora do texto vencedor, com o título “Cidadão inteligente é aquele que participa”.

Em segundo lugar ficou a redação “Aprendendo a ser cidadã”, elaborada pela aluna Maria Clara Pacheco Marques, do 4º C, sob orientação da professora Luciene Thebas Lopes, da Escola Municipal Ulisses Guimarães.

Já na terceira posição ficou a aluna Sabrina Bandeira da Silva, do 4º A da Escola Municipal Humberto de Alencar Castelo Branco, com a redação “Todos juntos por um futuro melhor”. O texto dela foi orientado pela professora Dilvete do Rocio Simioni.

Cada aluna e respectivas professoras que orientaram as redações, receberam um tablet cada como premiação. Além disso, todos os alunos e professores receberam um certificado de participação.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Sergio Cavagni, acredita que o projeto fortaleceu em sua segunda edição. "Com toda certeza o projeto é um marco na história da legislatura campinense. A qualidade nos textos só cresceu em relação ao ano passado. Isso comprova a importância do projeto como um todo, melhorando a formação de cada cidadãozinho participante do projeto”.

Câmara na Escola

Lançado em 2014 o projeto “Câmara na Escola” foi aplicado entre os meses de agosto a dezembro de 2015 envolvendo mais de 700 estudantes da rede municipal de ensino de Campina Grande do Sul, sob coordenação do professor Tiago Trevisan.

Durante o projeto, o “Câmara na Escola” concedeu gratuitamente cartilhas contendo explicações referentes ao funcionamento do Legislativo Municipal e a diferenciação entre os poderes que constituem a democracia. Ainda dentro da didática educacional, foram oferecidas diversas atividades extracurriculares aos alunos participantes como palestras, debates e visitas às sessões realizadas na Câmara de Vereadores.

Concurso Cultural de Redações

Para fechar a segunda edição do “Câmara na Escola” no ano de 2015, o Legislativo Municipal promoveu o 2º Concurso Cultural de Redações com a finalidade de incentivar os alunos a colocarem em prática o conhecimento adquirido durante o projeto. A segunda edição contou com a participação de cerca de 600 alunos do 4º ano do ensino fundamental do município. Destes, 30 foram selecionados como finalistas. Os três melhores trabalhos foram avaliados e premiados de acordo com as regras do concurso.

Cada redação deveria possuir um título e conter de 8 a 15 linhas redigidas em folha oficial, sem identificação da escola/aluno a fim de garantir a isonomia no processo de avaliação e julgamento. Os trabalhos foram avaliados por uma Comissão Julgadora, composta pelos nove vereadores municipais e pelos funcionários do setor administrativo da Câmara Municipal. As normas iniciais de avaliação foram estabelecidas da seguinte forma: Adequação ao tema, originalidade, criatividade, linguagem adequada e respeito às normas da língua portuguesa, além do conteúdo político.


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page