495450580893305 Câmara Federal aprova fim da reeleição para presidente, governador e prefeito
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Câmara Federal aprova fim da reeleição para presidente, governador e prefeito



Os deputados aprovaram em Brasília na noite desta quarta-feira (27), o fim da reeleição para presidente da República, governador e prefeito. Por 452 votos a favor, 19 contra e uma abstenção, a votação faz parte das discussões incorporadas a reforma política, que começaram a ser discutidas nesta semana no Plenário da Câmara Federal. A medida tem que ser aprovada ainda em segundo turno e, após isso, segue para o Senado, onde também precisa do apoio mínimo de 60% dos parlamentares.

Se aprovada pelo senado, a medida valerá para as próximas eleições municipais para prefeitos eleitos em 2016, e para o presidente e governadores eleitos em 2018. Nesta quinta-feira, a Câmara deve votar a proposta de ampliar os mandatos de quatro para cinco anos. A tendência é de aprovação. O objetivo desse prazo para a incidência da nova regra foi obter o apoio dos partidos de governantes que estão atualmente no poder.

A reeleição para o Executivo foi aprovada pelo Congresso Nacional em 1997 sob o comando do presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que queria disputar um novo mandato no ano seguinte. Durante a votação em plenário, os líderes de todos os partidos orientaram que os deputados das bancadas que votassem a favor do fim da reeleição.

(Foto: Agência Câmara)


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page