495450580893305 Câmara Municipal de Colombo apoia o Maio Amarelo

Câmara Municipal de Colombo apoia o Maio Amarelo


O Maio Amarelo é um movimento mundial que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. No Brasil, a cada 100 mil pessoas, 23 morrem vítimas do trânsito, taxa mais alta que as mortes causadas por doenças como o câncer.


Pela primeira vez, a Câmara Municipal de Colombo adere ao movimento, que é realizado em 34 países e, em 2015, tornou-se lei estadual no Paraná, com o intuito de ressaltar a relevância de conscientizar cada cidadão sobre o quanto pequenas mudanças de comportamento podem salvar vidas. Na sessão desta terça-feira (10/5), o presidente da Câmara, o vereador Professor Waldirlei Bueno destacou que o momento também é propício para a criação da Comissão de Mobilidade Urbana no Legislativo colombense.

Em Colombo, o Corpo de Bombeiros registrou, apenas na área urbana, 10 mortes causadas por acidentes de trânsito em 2015, quatro delas por atropelamento e as demais envolvendo ciclistas ou motoqueiro. No mesmo período, 757 pessoas ficaram feridas em Colombo em acidentes de trânsito. A grande maioria em choques entre carros e motos (228) e atropelamentos (121).

Os números em Colombo contribuem para tornar o trânsito uma das principais causas de morte no mundo. São três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas, a nona maior causa de mortes no mundo. O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, precedido por Índia, China, EUA.

Para apoiar o Maio Amarelo, a Câmara de Colombo está exibindo esses números alarmantes e também ações simples de prevenção de acidentes durante as sessões ordinárias durante o mês de maio e pretende realizar palestras de conscientização com seus funcionários e a comunidade.

O Maio Amarelo - A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela – que, no semáforo significa ATENÇÃO, segue a mesma proposta de conscientização de campanhas de combate ao câncer de mama (o Outubro Rosa) e o câncer de próstata (o "Novembro Azul") e o pioneiro laço vermelho, da conscientização ao combate ao vírus do HIV. Por isso, o Maio Amarelo visa discutir a segurança viária, com atividades de conscientização, amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.


1/1

1/1

1/1

1/1

1/1

1/7

1/5

1/6