495450580893305 Câmaras municipais retomam atividades legislativas
top of page
  • Foto do escritorPortal Linkada News

Câmaras municipais retomam atividades legislativas



Em Quatro Barras, Campina Grande do Sul e Colombo, as sessões legislativas já retornaram às atividades. Em Colombo, os vereadores iniciaram oficialmente a atuação no Plenário no dia 06 de fevereiro, enquanto nos dois outros municípios os trabalharam tiveram abertura na tarde de ontem, segunda-feira (18).


Em Campina Grande do Sul, o legislativo atendia normalmente os moradores mesmo antes do início das sessões. No município, segundo os prazos regimentais, as sessões legislativas acontecem de 15 de fevereiro a 15 de dezembro e conta com sessões extraordinárias em períodos de recesso, que não geram nenhum tipo de pagamento extra, seja aos vereadores ou servidores.


O vice-presidente da Câmara Municipal de Campina, Felipe Veiga, afirmou em entrevista à reportagem do Linkada News que os principais desafios para a nova presidência da casa, além das questões financeiras, estão relacionados ao processo de gestão. “Precisamos revisar as práticas administrativas e legislativas da casa. Quantificar os serviços oferecidos pela câmara, procurar reduzir ao máximo os custos das nossas práticas sempre que possível e criar uma consciência interna de valorização do dinheiro público aplicado na casa de leis”, ressaltou.


A mudança de gestão da presidência no legislativo é provável que as transmissões ao vivo pelo Perfil Oficial da Câmara no facebook continuem como uma forma de transparência no trabalho desenvolvido pela casa. Além da conquista de lives das sessões ordinárias, outro assunto que foi uma conquista tanto para a Câmara quanto para o setor de educação de Campina Grande do Sul foi o projeto Câmara na Escola, que já teve cinco edições e que neste ano será analisado pela mesa diretiva, a qual irá se reunir e avaliar a disponibilidade financeira do legislativo para a aplicação e continuação do projeto, que assim como as lives deve permanecer na agenda da casa, conforme afirmou o vice-presidente.


Outro assunto que também vinha tomando importância era sobre a ampliação da estrutura física do legislativo campinense. Sobre isso, Veiga disse que a presidência considera que existe a necessidade de trabalhar na infraestrutura que o local oferece, mas que isso precisa ser feito com muita cautela, já que envolve dinheiro público. “Faremos uma avaliação crítica sobre como e quando e se poderemos dar continuidade ao projeto de ampliação do espaço”, finalizou.


Já na Câmara Municipal de Colombo, a primeira sessão de 2019 contou com a celebração do aniversário de 129 anos da cidade e discurso do presidente da casa Vagner Brandão (PRB), que destacou a história e importância da região e também falou sobre o trabalho dos representantes políticos. “Ainda temos mais dois anos de trabalho pela frente com novos trabalhos, novos desafios e novas conquistas para o nosso povo colombense. Sabemos da nossa responsabilidade e compromisso como representantes do povo”, declarou o presidente.


Por fim, em Quatro Barras, a primeira sessão ordinária começou com a leitura de indicações e projetos de leis de vereadores e do executivo, bem como discussões sobre esses assuntos. O presidente Antônio Cezar Creplive (PSDB) concedeu uma entrevista falando da expectativa desse novo período. "Sabemos dos desafios e dificuldades a serem enfrentadas neste novo período legislativo, porém temos coragem e experiência para realizar as ações que vão de encontro com o anseio da comunidade. Vamos trabalhar em harmonia buscando sempre o melhor pra cidade, sempre o melhor para o quatrobarrense", disse o legislador.


Lembrando que as reuniões legislativas dos três municípios são abertas à população. Em Colombo, as sessões ordinárias acontecem todas as terças-feiras às 16h; já em Campina Grande do Sul e Quatro Barras ocorrem nas segundas-feiras às 17h30 e às 18 horas, respectivamente.


(Foto: Luis Linkada)

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page