495450580893305 CAF busca agilizar transplante de fígado via SUS
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

CAF busca agilizar transplante de fígado via SUS



Com o intuito de agilizar o transplante de fígado sem qualquer custo, foi criado em dezembro de 2014, o Centro de Amparo ao Fígado (CAF). Idealizado pelo Hospital Angelina Caron em conjunto com seus médicos que já faziam transplante de fígado no hospital, o Centro foi criado após a constatação da dificuldade e burocracia que os pacientes com doenças sérias do figado, como a cirrose ou o câncer, enfrentam para conseguir um especialista que trate seu problema e agilize o transplante.

Em entrevista ao Linkada News, o Dr. João Nicoluzzi, responsável pelo Serviço de Transplantes do hospital e um dos idealizadores do CAF explica qual o principal intuito do Centro. “O principal objetivo é facilitar o acesso do doente que precisa de transplante de fígado por meio de um atendido diário e gratuito por especialistas e realização de todos exames necessários via SUS (Sistema Único de Saúde)”, explica.

Segundo o médico, o CAF já beneficiou dezenas de doentes, vários inclusive já fizeram o transplante com sucesso. O Sr. Osanildo Arconcio da Silva foi o primeiro paciente beneficiado com a implantação do CAF. O Centro representou, principalmente, maior agilidade no encaminhamento do seu caso que era urgente, já que haviam esgotado as chances de controle de uma cirrose que se arrastava por quatro anos.

O transplante de fígado tornou-se a única alternativa de salvação para Osanildo. Encaminhado ao hospital por intermédio do CAF em parceria com a Central Estadual de Transplante, o paciente foi atendido sem demora. "Recebi telefonema em um dia, no outro já estava internado e sem demora já realizando a cirurgia. Em 12 horas me sentia bem, disposto, surpreso com a rápida recuperação", relembra Osanildo.


Mais informações sobre a história do CAF, agendamento e doações podem ser encontradas no site ou pelo telefone (41) 3679-8726.


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page