495450580893305 Campeões de atletismo em jogos escolares do Paraná são de Campina Grande do Sul
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Campeões de atletismo em jogos escolares do Paraná são de Campina Grande do Sul


Os estudantes do Colégio Estadual João Maria de Barros, no bairro Jardim Santa Rosa em Campina Grande do Sul, garantiram a vitória no atletismo na final dos jogos escolares do Paraná, que aconteceu na semana dos dias 12 a 19, na cidade de Arapongas, interior do Estado.

Josué da Cruz Soares, 17 anos, ficou em primeiro lugar na modalidade arremesso de peso e salto a distância e Natanael de Moraes da Silva, 15, obteve o segundo lugar na modalidade de salto a distância.


Os adolescentes são treinados na própria escola há três anos, duas vezes por semana e fazem parte de um projeto que tem como objetivo levar o conhecimento e a prática do atletismo para crianças e adolescentes, além do trabalho físico global a inclusão social, a formação de cidadania através do exercício físico e o aumento da responsabilidade e contribuição social.

De acordo com o treinador dos adolescentes, o professor de educação física Gerson Gonçalves da Silva, conhecido por "Budha", o atletismo apesar de ser considerado como um dos conteúdos clássicos da educação física, ainda é pouco difundido nas escolas brasileiras. "O pouco que dele se conhece está misturado à história particular de meninos e meninas em sua grande maioria pobres, que encontraram nas corridas, nos saltos nos arremessos e lançamentos, um meio para a sua sobrevivência e inserção social", comenta.

Ainda segundo Budha, por mais que este seja o retrato mais comum do atletismo em nosso país, na época de jogos Olímpicos ele sofre modificações, e de um esporte desconhecido para a população em geral, passa a divulgar nomes, provas, conquistas e recordes. "É neste curto espaço de tempo olímpico, que grande parte da população brasileira, entra em contato com as provas, os movimentos e as glórias do atletismo, que comovem todo aquele que acompanha o desenvolvimento dos atletas".

(Foto: Divulgação)


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page