495450580893305 Campina, Colombo e QB se destacam no IDEB
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Campina, Colombo e QB se destacam no IDEB


Da Redação

Na última semana o Ministério da Educação (MEC) divulgou os resultados da Prova Brasil que realizada em todos os municípios brasileiros é a principal ferramenta de análise do desenvolvimento da educação básica no País. O resultado demonstrou avanços expressivos nos números na educação em Campina Grande do Sul (5.7), Colombo (5.7) e Quatro Barras (5.9).

Campina Grande do Sul, por exemplo, superou as metas estipuladas pelo MEC para este ano. O município alcançou média de 5.7, sendo que a meta nacional estipulada era de 5.4. Outro fato importante, que serve para exemplificar a evolução no ensino no município é que este índice, 5.7, esteve projetado pelo MEC para ser conquistados somente em 2015, ano do próximo IDEB.

As escolas municipais Antônio José de Carvalho e Augusto Staben foram destaque e alcançaram os índices de 6.2 e 6.0, respectivamente. Outro ponto de destaque foram as EMs Marcos Strapasson (5.9), Anna Ferreira da Costa (5.8) e José Golçalves, (5.7), que superaram com estes números os índices estipulados para o IDEB para 2013. Somente as escolas Nilce Terezinha Zanetti e João Assunção tiveram pontuação abaixo da média nacional, com 5.2 e 5.0, respectivamente.

Já em Colombo, todas as escolas participantes superaram as metas estipuladas com base em desempenhos anteriores, com destaque para as EMs Isolina Ceccon e Nossa Senhora de Fátima, ambas com média 6.5, sobresaindo bem acima das preconizadas pelo MEC. Em Colombo, das 41 escolas da Rede Municipal de Ensino, apenas duas não participaram por não terem número mínimo de alunos matriculados.

Por fim, Quatro Barras também registrou um salto no IDEB, alcançando um indicador de 5.9, liderando o índice na Área Metropolitana Norte, composta por 14 municípios. O município está entre as cinco cidades com melhor IDEB da Região Metropolitana de Curitiba, antecipando em 2013 a meta que estava prevista para 2017. A escola que mais se destacou dentro da avaliação foi a João Curupaná da Silva que obteve média 6.9, bem acima da média nacional estipulada. A única instituição de ensino municipal que ficou abaixo da média foi a Tancredo Neves com 5.1.

O que é o IDEB

O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) foi criado em 2007 e avalia a qualidade do ensino no país, de dois em dois anos, com base em dados sobre aprovação e desempenho escolar obtidos por meio de avaliações do MEC. Este índice reúne em um só indicador, dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.

Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

Veja abaixo a pontuação das escolas por município:

CAMPINA GRANDE DO SUL

COLOMBO

QUATRO BARRAS

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page