495450580893305
 
  • Portal Linkada News

Campina e Quatro Barras se destacam em ranking de Índice de Transparência do TCE

Campina Grande do Sul e Quatro Barras se destacaram no ranking do Índice de Transparência da Administração Pública divulgado na última quarta-feira (02), pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR). O relatório aponta que houve, de modo geral, uma melhoria no controle e também na transparência das administrações públicas.


Campina Grande do Sul é a 19ª colocada no Índice de Transparência, entre os 399 municípios do Paraná, sendo um dos destaques da Região Metropolitana de Curitiba, além de ficar à frente de outras cidades com maior porte. "O simples monitoramento rotineiro dos portais de transparência acarretou um salto inegável de qualidade entre 2019 e 2021. A análise dos portais com a subsequente publicação dos resultados, organizados em forma de ranking, juntamente com o controle social e a divulgação pelos respectivos meios de comunicação locais tiveram um poder catalisador por si só, sem que houvesse sido aberto um processo administrativo nem tampouco encaminhado algum documento solicitando providências para os gestores", informou trecho do relatório.



Já Quatro Barras, ocupa a classificação 99ª, com 89,82% na pontuação, apresentando uma evolução de 21 posições se comparado ao ranking anterior. O resultado, segundo informações da Secretaria de Administração, Finanças e Planejamento do município, se deve a uma soma de fatores adotados no ano passado e que permitiram novas facilidades de acesso às informações, além de uma nova dinâmica de pesquisa.


SOBRE O ESTUDO - O Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) foi desenvolvido pelo corpo técnico do TCE-PR há três anos. Desde então, o indicador analisa a qualidade dos portais de transparência das 399 prefeituras do Paraná - um mecanismo que vem auxiliando os municípios na adoção de instrumentos para ampliar e facilitar o acesso à informação em seus portais.

 


1/1

1/10

1/4

1/1

1/1

1/1