495450580893305 Campina Grande do Sul tem 462 pessoas que possuem algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida
top of page

Campina Grande do Sul tem 462 pessoas que possuem algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida


A população de Campina Grande do Sul alcança a casa dos 45.354 habitantes, destes, o número de pessoas com necessidades especiais no município passa de quatrocentos. De acordo com o levantamento feito pela Prefeitura Municipal, 462 pessoas recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O BPC é uma assistência que concede um salário mínimo mensal ao idoso acima de 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade com impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo.

A verificação do número de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida foi solicitada por meio de um ofício encaminhado pelo presidente da Câmara dos Vereadores, Sergio Cavagni. O objetivo do levantamento é desenvolver políticas públicas voltadas a essas pessoas e familiares das mesmas.


A reportagem conversou com o vereador sobre a proposta e ele afirmou que a solicitação partiu do fato que o Governo Federal está muito incisivo na questão da acessibilidade aos prédios públicos, aos comércios e outros, sendo uma medida exposta pela Lei Federal de Acessibilidade (nº 10.098/2000). Essa lei estabelece normas gerais e critérios básicos, como a supressão de barreiras e de obstáculos nas vias e espaços públicos, no mobiliário urbano, na construção e reforma de edifícios, bem como nos meios de transporte e de comunicação, para a melhor acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

Cavagni ressaltou também que a ideia é começar um trabalho de valorização criando oportunidade para as pessoas com deficiência que moram no município. “Para começar esse trabalho, precisamos saber quantas pessoas com deficiência há na região, e agora, pela resposta do prefeito podemos ver que essas pessoas existem”, finalizou o legislador.

(Foto:Divulgação/Internet)

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page