495450580893305 Campina recebe 1º Seminário Municipal da Pessoa com Deficiência e Distrofia Muscular
top of page
  • Foto do escritorPortal Linkada News

Campina recebe 1º Seminário Municipal da Pessoa com Deficiência e Distrofia Muscular


Imagem: Divulgação

Acontecerá na próxima terça-feira (24) o 1º Seminário Municipal da Pessoa com Deficiência e Distrofia Muscular, promovido na Câmara Legislativa de Campina Grande do Sul. O evento é promovido em uma parceria da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria da Educação, com o Governo do Paraná, Apae de Campina, Aliança Distrofia Brasil e Organização Brasileira de Apoio às Pessoas com Doenças Neuromusculares e Raras (OBADIN).


Durante a programação os participantes assistirão às palestras dos profissionais de neuropediatria, Ricardo Vilarinho da Costa e Adriana Benzatto a respeito do assunto. O seminário ainda contará com discussões a cerca dos aspectos legais e direitos da pessoa com deficiência e distrofia muscular, políticas públicas sobre esse grupo, além de ter um momento de troca de experiências entre o público e a divulgação de um projeto do cartunista Maurício de Sousa em parceria com a OBADIN, que terá como público-alvo professores, alunos, pedagogos e profissionais da saúde.


Claudiane Ribeiro Oliveira é mãe de um rapaz de 23 anos que tem a Distrofia Muscular de Duchenne e também está ajudando na organização do evento. Ela afirmou que esta é a primeira edição do seminário, mas que já tiveram outros encontros a respeito do tema no município, só que não com tanta abrangência. “Há mais de dez anos faço trabalhos voluntários junto com a Organização Brasileira de Apoio às Pessoas com Doenças Neuromusculares e Raras”, contou.


Ela ainda ressaltou que a ideia do seminário que está para acontecer é levar a conscientização a respeito da Distrofia Muscular de Duchenne, bem como uma discussão sobre acessibilidade e inclusão entre profissionais da saúde, educação e famílias das pessoas que têm essa doença.


As pessoas que tiverem dúvidas a respeito do assunto, no decorrer do evento, poderão fazer perguntas ao final de cada palestra. Lembrando que para participar do seminário é necessário fazer inscrição através do e-mail claudianeribeirooliveira@gmail.com, para o qual devem ser enviados o nome do participante, contato, profissão e nome de um familiar que esteja acompanhando um participante que tenha a doença.


Imagem: Divulgação

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page