Campina: Transparência na espera de vagas nos Cmeis agora é Lei
Um projeto que já foi alvo de muita polêmica em 2016 em Campina Grande do Sul, agora é lei na cidade. A medida trata-se de garantir transparência nas filas de espera por uma vaga nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) da região por meio da criação e manutenção dos protocolos.
Em entrevista exclusiva ao Linkada News, o prefeito Bihl Zanetti comentou sobre a proposta. "Essa medida é importante e reflete nosso compromisso com a população e, principalmente, com os pais, aplicando a transparência na fila das vagas nos Cmeis. Porém, o verdadeiro objetivo do nosso governo é acabar com a fila, pra isso estamos investindo desde o início do mandato em reformas, ampliações e construções nos Cmeis da cidade", disse Bihl.
O vereador Cleverson Dalprá, que foi quem reapresentou a proposta ao legislativo também concedeu uma entrevista ao Linkada News e afirmou que o texto original, que traz a ideia de evitar a prática de “furar a fila” para conseguir uma vaga nas creches, foi editado. A outra finalidade da ideia é saber, por meio do Portal da Transparência, a quantidade exata de crianças que aguardam por uma vaga. “Estando no portal é possível saber o total de espera. É algo importante, quanto mais transparência na administração pública, melhor”, disse o legislador.
Após ser reapresentado, projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores de Campina Grande do Sul e então sancionado pelo prefeito, Bihl Zanetti. Agora, as informações de convocação de alunos, de acordo com as vagas disponíveis, poderão ser acessadas pelos moradores no Portal da Transparência do município.