495450580893305 Canal via whatsapp pretende combater Fake News; o serviço é do Ministério da Saúde
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Canal via whatsapp pretende combater Fake News; o serviço é do Ministério da Saúde


O número de notícias falsas que vem se disseminando pelas redes sociais ainda é alto. Segundo um estudo feito pelo BuzzSumo, demonstrou que o tema “saúde” estava entre os mais compartilhados em Fake News, em 2017. Para inibir esse tipo de conteúdo, o Ministério da Saúde disponibilizará um canal via WhatsApp para que a população consulte se a notícia sobre saúde que recebeu nas redes sociais é verdadeira ou falsa. De acordo com a pasta, qualquer cidadão poderá adicionar gratuitamente o número (61) 99289-4640 nos contatos do celular e assim combater as Fake News.

A ferramenta vai funcionar da seguinte forma: a partir do recebimento das mensagens, o conteúdo será apurado junto às áreas técnicas do órgão e devolvido ao cidadão com um carimbo que informa se é falso ou não. Dessa maneira, será possível compartilhar a informação de forma segura.


Segundo o Ministério da Saúde, o canal servirá exclusivamente para verificar com os profissionais de saúde nas áreas técnicas da pasta se um texto ou imagem que circula nas redes sociais é verdadeiro ou falso. Ou seja, é um espaço exclusivo e oficial para desmascarar as notícias falsas e certificar as verdadeiras.

Para o diretor de Comunicação Social da pasta, Ugo Braga, as chamadas fake news são a “praga da modernidade” que vem sendo usada de toda forma para manipular, enganar, iludir e prejudicar. “No caso da saúde, é muito mais grave, porque a notícia falsa mata”, disse, ao citar o WhatApp como principal veículo de transmissão de notícias falsas.

As notícias analisadas pela equipe do ministério também estarão disponíveis no endereço http://portalms.saude.gov.br/fakenews e nos perfis do ministério nas redes sociais.

(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page