495450580893305 Caron agora disponibiliza via SUS equipamento de radioterapia de última geração
top of page
  • Foto do escritorPortal Linkada News

Caron agora disponibiliza via SUS equipamento de radioterapia de última geração


As pessoas que recorrem ao atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para tratar uma doença ou evitar o reaparecimento após cirurgia ou quimioterapia agora tem à disposição um equipamento de radioterapia de última geração, que foi inaugurado nesta semana no Hospital Angelina Caron.


O Multi-leaf protege os órgãos adjacentes dos tumores, com um controle computadorizado que minimiza as chances de erro e melhora o atendimento aos pacientes. Este não é o primeiro aparelho do tipo no Paraná, mas ainda são poucos hospitais no país que o utilizam. De acordo com os dados da Sociedade Brasileira de Radioterapia há 250 aparelhos de radioterapia disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) pelo país, sendo que destes 19% estão na região Sul. Lembrando que este levantamento diz respeito a todos os equipamentos e não, especificamente, contando apenas os Multi-leaf de última geração.


Em nota oficial à reportagem do Linkada News, a assessoria de imprensa do Hospital Angelina Caron ressaltou que a aparelho de radioterapia vai ampliar em 62% a capacidade de atendimento do hospital, que tem em média 140 pacientes de radioterapia por dia.


Sobre a aquisição deste aparelho na região de Campina Grande do Sul, o prefeito Bihl Zanetti disse ao Linkada News que o equipamento trará melhorias significativas no tratamento aos pacientes da radioterapia, principalmente, porque é o único com sua tecnologia a atender as pessoas do SUS.


Bihl também parabenizou os órgãos envolvidos em mais esta conquista. “Parabéns ao Hospital Angelina Caron e ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa idosa por mais este benefício oferecido à população de Campina Grande do Sul", finalizou.


O vereador Sergio Cavagni concedeu uma entrevista ao Linkada News e explicou que o pedido de aquisição do equipamento foi feito em 2016 pelo próprio hospital, com o apoio da Prefeitura e Câmara Municipal, e que este foi obtido por meio da captação de recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa através do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Campina Grande do Sul.


Além disso, Cavagni explicou que 10% do recurso arrecadado pelo projeto ficará para a gestão do município, que deve desenvolver políticas públicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas da terceira idade.


(Foto: Reprodução/Facebook Prefeito Bihl Zanetti)

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page