495450580893305 Casa da Cultura de Quatro Barras completa 10 anos
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Casa da Cultura de Quatro Barras completa 10 anos


Da PMQB

Na última quinta- feira (11), a Casa da Cultura de Quatro Barras comemorou seu aniversário de 10 anos – uma trajetória marcada por movimentos de incentivo à arte e à cultura, e de valorização dos artistas locais. Nessa década, a Casa sediou exposições, palestras, cursos, festivais, mostras artísticas e bate-papos culturais, que retrataram e continuam a retratar a história e a cultura de Quatro Barras.

Para comemorar a data, a Casa recebeu várias apresentações. No violão, os alunos tocaram sob a regência do professor Enéias Colluci. Convidado pela Casa, o professor e músico terapeuta Luiz Gonzaga Caetano Monezi expôs os sons do metalafone, instrumento de mão confeccionado por ele próprio. Na cancha acústica, meninas do Grupo de Dança Joia Rara apresentaram a coreografia "A bruxinha boa", com coordenação da professora Rosane Fullan. "2014 foi um ano produtivo. Aulas de História em Quadrinhos, violão, ateliê de artes e Desenho e Pintura, além de exposições internacionais e mostras artísticas movimentaram o espaço. Ao longo dessa década, a Casa da Cultura vem cumprindo seu papel, tornando a arte mais próxima e acessível a todos, como deve ser", disse a coordenadora Roslângela Polichuk.

E claro que não poderia faltar o tradicional corte do bolo de aniversário e com mostras de trabalhos produzidos em 2014. Em um dos painéis foram destacadas as histórias em quadrinhos expostas no Festival Internacional de HQs de Beja, em Portugal (2013) e no Luanda Cartoon, em Angola, na África (2014-2015), produzidas por alunos de Quatro Barras.Em outro painel foi apresentada uma retrospectiva cultural dos 10 anos da Casa da Cultura, com recortes de jornais e fotos, e homenagens ao professor Ivan Garrett (in memorian), um dos precursores do espaço. O evento reuniu alunos, pais, convidados e parceiros, entre eles a artista Sônia Filleti, os professores de violão, Enéias Colluci; e de Histórias em Quadrinhos da Gibiteca, Enéas Correa Ribeiro; além de representantes da Gibiteca de Curitiba que também prestigiaram o evento. "Só temos a agradecer a parceria de todos e do prefeito, que acreditam na Casa e no seu potencial de difundir e incentivar a arte", afirmou Roslângela. A Casa da Cultura é dirigida pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, e retoma as atividades no dia 4 de fevereiro, quando serão abertas as inscrições para os cursos de 2015.

(Foto: PMQB)

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page