495450580893305 Caso de Polícia: Entenda a importância da população na elucidação de crimes
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Caso de Polícia: Entenda a importância da população na elucidação de crimes


Coluna Caso de Polícia

Com delegado João Marcelo Renk Chagas

A população pode sempre auxiliar a Polícia Civil no seu trabalho. Muitas das vezes os crimes não são elucidados devido à falta de informação necessária, que poderia chegar às autoridades competentes com uma simples ligação. Isso coopera para que crimes não sejam elucidados, gerando a sensação de impunidade ainda maior.


Uma das formas de auxiliar o trabalho de investigação é através do telefone 181, o chamado Narco Denúncia. Por meio dele, a população pode repassar informações de forma anônima garantindo o sigilo absoluto do denunciante. Tanto a Polícia Militar quanto a Polícia Civil possuem acesso ao mesmo sistema, e no caso específico da Polícia Civil, é feito um trabalho diário de triagem das informações existentes, gerando ordens de serviço para o setor de investigação.

Outro meio da população contribuir com as investigações é ligando direto na nossa Unidade Policial, em Campina Grande do Sul, no telefone 3676-1218, e conversando com o setor de investigação. Lá, a denúncia também é anônima. O procedimento policial será anotar os dados necessários para iniciar uma investigação preliminar, dependendo do conteúdo das informações repassadas.

Há também a opção de comparecimento pessoal à delegacia, e neste caso, a denúncia pode ser feita também de forma anônima (sem que seja divulgada a autoria) ou não. O policial civil responsável conversa com o denunciante, obtendo maiores dados para elaboração da investigação.

É importante que as denúncias que chegam até a Polícia possuam o mínimo de dados e fundamento, onde a partir das informações obtidas é realizada uma investigação preliminar, que posteriormente são competidas ao Poder Judiciário para a sua realização legal Como por exemplo, o deferimento de um Mandado de Busca e Apreensão, que autoriza a Polícia Civil a entrar na residência mesmo contra a vontade do morador.

Graças a esses instrumentos jurídicos, no ano de 2015 foram apreendidas diversas armas de fogo, uma vez que as denúncias tiveram fundamento e a Polícia Civil, agindo com inteligência e rapidez, conseguiu efetuar diversas apreensões e prisões, contribuindo assim com a elucidação de diversos delito ocorridos no município.

Vale ressaltar que a participação popular é de suma importância no desenvolvimento do trabalho policial, ajudando com informações sobre diversos crimes que podem ser roubos, furtos, tráfico de substâncias entorpecentes e homicídios, tornando o trabalho da polícia mais ágil e garantindo que crimes sejam solucionados com a maior brevidade possível, melhorando a qualidade de vida da população e garantindo mais segurança a todos.


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page