495450580893305 Caverna milenar em Colombo? Passeio é grátis!
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Caverna milenar em Colombo? Passeio é grátis!


Colombo é um município repleto de belas paisagens, lugares históricos e possui diversos atrativos para o turismo. Um dos destinos preferidos de moradores e turistas é o Parque Municipal Gruta do Bacaetava, que o Portal Tribuna visitou na semana passada.

Inaugurado há 17 anos, recebe visitantes desde o século 19, quando foi descoberto pelo imigrante italiano Antônio Gasparin, que era o proprietário do terreno. Ainda é repleto de mata nativa. O local é uma das rotas mais importantes da região para atividade espeleológica – ciência que estuda as cavidades naturais.

Famosa por sua beleza, a gruta é procurada por mais de 25 mil pessoas ao longo do ano. O que rende praticamente duas mil visitas ao mês e, para recepcionar tanta gente, a Prefeitura de Colombo investiu em infraestrutura para atendimento dos turistas, sala de exposição, sala de educação ambiental, escritório, banheiros e quiosques para lanchar.

O passeio tem início com um vídeo que conta a história de descobrimento da caverna e orientações aos visitantes para que não haja problemas durante a caminhada. Depois disso, um guia turístico fornece lanternas, que são usadas dentro da gruta. É aí que a diversão de verdade começa. Todo o trajeto, com cerca de 200 metros, é feito em cima de passarelas, o que deixa tudo muito seguro e a vista ainda mais bonita.

Todo o passeio é feito com a orientação do guia Vilmar, que além de acompanhar as pessoas, ainda explica a história do ponto turístico, características geológicas e mostra suas principais atrações. O caminho é rápido e não é preciso mais de 40 minutos para conhecer todo o parque.


SERVIÇO:

Parque Municipal Gruta do Bacaetava

Endereço: às margens da Rodovia Antônio Gasparin, que é a continuação da PR-417, conhecida como Rodovia da Uva. Entrada: gratuita Horários: quarta a domingo, das 8h30 às 12h30 e das 13h às 16h30 (o último grupo visita a caverna às 16h) Feriados: mediante consulta Telefones: (41) 3656-5669 / 3656-6600

(Imagens e reportagem Tribuna)


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page