495450580893305 Cidades Digitais começa a ser implantado em QB
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Cidades Digitais começa a ser implantado em QB


Da PMQB

Desde a última quinta- feira (23), Quatro Barras começou a receber a instalação efetiva do Programa Cidades Digital, que irá interligar em rede os prédios públicos municipais por fibra óptica. A medida é pioneira na região metropolitana de Curitiba, e coloca o município de Quatro Barras entre os 80 primeiros municípios beneficiados pelo programa em todo território nacional. A iniciativa é coordenada pelo Ministério das Comunicações em parceria com a Prefeitura.

A cidade passa a receber a instalação de 14 quilômetros de fibra óptica, que vão permitir a integração de dados entre Prefeitura, escolas, bibliotecas, Centros Municipais de Educação Infantil, Unidades de Saúde, entre outros órgãos.

“O programa vai não só integrar os órgãos públicos, modernizando a gestão, como também garantir mais eficiência e agilidade no atendimento prestado à comunidade, caminhando para um modelo de inclusão digital que é cada vez mais necessário”, disse o prefeito Loreno Tolardo.

A medida deve gerar mudanças significativas principalmente nos serviços oferecidos à população, em áreas como saúde, educação e administração. As Unidades Básicas de Saúde, por exemplo, ficarão interligadas, disponibilizando dados e históricos dos pacientes onde quer que sejam atendidos, através de um prontuário eletrônico.

O projeto trará facilidade para as áreas da educação e cultura, com interligação entre escolas, e pontos de acesso à internet wi-fi disponíveis em praças e bibliotecas. Além de contar com aplicativos de governo eletrônico para gestão dos setores financeiro e tributário da Administração Municipal, além da capacitação dos servidores no uso dos aplicativos e da rede.

Os prédios públicos foram visitados pelas equipes contratadas na última semana, preparando a recepção do sistema. Já no início desta semana, outra equipe inicia a instalação dos 14 quilômetros de fibra óptica. Segundo a Secretaria Municipal de Administração, que coordena o programa, em pouco mais de um mês o sistema já deve estar operando na sua amplitude.

Histórico

O município de Quatro Barras esteve entre os pouco mais de 200 municípios do Brasil que se inscreveram para o programa em 2012, dos quais 80 foram contemplados. Do total de selecionados na primeira fase, oito estão no Paraná. Além de priorizar municípios com menos de 50 mil habitantes, a escolha foi determinada pela capacidade gerencial e técnica dos municípios, sustentabilidade do projeto e expansão da rede.

(Foto: PMQB)

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page