495450580893305 Colégio Beraldo: alunos aderem cada vez mais ao curso pré vestibular, o 1º de Campina e região
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Colégio Beraldo: alunos aderem cada vez mais ao curso pré vestibular, o 1º de Campina e região



O número de alunos que procuraram escolas particulares no Paraná aumentou consideravelmente no primeiro semestre de 2015 em relação ao ano passado. Um dos motivos para a alta demanda está associado à greve dos professores da rede estadual de ensino, que provocou também o aumento na procura de cursos pré-vestibular. Mesmo permanecendo no ensino público, muitos estudantes procuram se antecipar para não perder o conteúdo, principalmente, aqueles que irão participar do tradicional vestibular e do Enem e necessitam, mais do que nunca, estarem preparados para os processos seletivos que acontecem entre os meses de outubro e dezembro.

Pensando nisso, o Colégio Beraldo, em Campina Grande do Sul, referência em ensino particular, passou a oferecer o 1.º curso pré-vestibular semi-extensivo da região, disponibilizando aulas no período noturno de segunda a sexta-feira, e aos sábados pela manhã. O curso, que teve início no mês de junho, é lecionado nas próprias instalações do colégio, localizado no Jardim Paulista, e deve se estender até a véspera da segunda fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Para quem deseja se preparar ainda este ano e pensa na dificuldade em se deslocar até a capital para um preparatório, esta é uma ótima oportunidade. Durante um período de cinco meses, o aluno revisa todo o conteúdo adquirido no ensino médio e ainda recebe todo acompanhamento de uma equipe de professores qualificados e com experiência em suas áreas de atuação. Além disso, o estudante pode contar com o material do Sistema COC, método de ensino com grande reconhecimento e número de aprovações em todo o país.

De acordo com o diretor do colégio, Elton Beraldo, o semi-extensivo oferecido na instituição tem tido uma procura bastante grande tanto por alunos que já concluíram o ensino médio como pelos que estão no 3.° ano. “O cursinho é voltado não só para os estudantes que estão se formando neste ano e desejam se inserir no ensino superior, mas, também, para quem já terminou o ensino médio e está em busca de uma graduação. Há também aqueles que tentaram o vestibular ano passado e não passaram“.

A Professora Gabriela Ceccon, uma das coordenadoras do cursinho, lamenta a greve na rede estadual de ensino e lembrou que a paralisação pode motivar o adiamento do vestibular da UFPR que ainda não tem data prevista para acontecer, porém segundo ela, isso não deve ser motivo para não estudar. “Quem deseja se preparar ainda este ano para o vestibular ou Enem e deixou para última hora, precisa correr contra o tempo e começar a estudar o quanto antes. Evidente que nesta etapa vai ser exigido um pouco mais do estudante, mas se ele fizer a sua parte com certeza terá grandes chances de ir bem em todas as provas”.

Para completar, o coordenador do Ensino Médio e do cursinho, Ednilson Rotini, também ressaltou que para obter um resultado satisfatório é importante os estudos estarem associados a boa alimentação e a momentos de descanso. “O ideal é um mínimo de quatro horas diárias de estudo por conta própria, mais do que isso pode ser prejudicial. É fundamental também revisar todas as disciplinas, não apenas aquelas pelas quais o aluno se interessa. Tudo isso deve ser equilibrado com boa alimentação, descanso e momentos de descontração”.

Para não perder as datas das principais provas:

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): 24 e 25 de outubro

Universidade Estadual de Maringá (UEM): 16 de agosto (vestibular EAD), 20 e 22 de setembro (vestibular de inverno, que seria no meio do ano mas foi adiado devido à greve dos professores); 17 de janeiro de 2016 (Processo de Avaliação Seriada); e 14 e 16 de fevereiro (vestibular de Verão).

Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG): 6 e 7 de setembro (vestibular de inverno, adiado devido à greve); 22 de novembro (Processo de Avaliação Seriada, com inscrição de 1º de agosto a 1º de setembro); e 12 e 13 de dezembro (vestibular de Verão, com inscrições de 3 de setembro a 4 de outubro).

Universidade Federal do Paraná (UFPR): Sem data definida.

Universidade Estadual de Londrina (UEL): Sem data definida.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR): Sem data definida.

Universidade Estadual do Paraná (Unespar): Sem data definida.

Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste): Sem data definida.


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page