495450580893305 Colombo anuncia a implantação do SAMU Metropolitano no município

Colombo anuncia a implantação do SAMU Metropolitano no município



A Prefeitura de Colombo anunciou que a partir do fim do mês de dezembro deste ano, o município passará a compor o Serviço de Atendimento Móvel de Urgências – SAMU 192 – Metropolitano. Para integrar a rede o município vai disponibilizar duas ambulâncias, ou seja, Unidades de Suporte Básico de vida (USB) – que ficarão localizadas estrategicamente na Base do SAMU.

O novo serviço que será oferecido por meio da Secretaria de Saúde tem como principal objetivo chegar antecipadamente à vítima – após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica e psiquiátrica.

“São casos que podem levar a sofrimento, as sequelas ou mesmo a morte. É de um serviço de Atendimento Pré-hospitalar (APH), que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível”, explica o Secretário de Saúde, Darci Martins Braga.

A prefeita Beti Pavin considera que a adoção do sistema como um importante avanço na área da saúde no município. “Vamos fazer parte de uma grande rede, pois o SAMU regional não tem fronteiras. Dessa maneira se algum paciente necessitar do serviço e a ambulância de um município já estiver em um atendimento e surgir outra urgência no mesmo local, uma unidade de outro município poderá ser deslocada para atendê-lo”, explica Beti.

Para a viabilidade da implantação do SAMU haverá uma parceria entre os municípios: Colombo, Pinhais e Piraquara que custearão por meio de rateio uma Unidade de Suporte Avançado de Vida para atender as legislações vigentes.

Sobre o atendimento

O atendimento do SAMU começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. O serviço pode ser acessado gratuitamente pelo número 192, a partir de qualquer telefone, fixo ou móvel. “Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário”, ressalta Dr. Braga.

A base provisória do SAMU Metropolitano em Colombo, ficará localizada ao lado do Pronto Atendimento do Alto Maracanã.

Serviço:

SAMU Metropolitano

Telefone: 192

Central da Ambulância, localizada na Rua Abel Scuissiato, 40.


1/1

1/1

1/1

1/1

1/1

1/7

1/5

1/6