495450580893305 Colombo: Polícia Militar apresenta plano de ação para a segurança no transporte coletivo
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Colombo: Polícia Militar apresenta plano de ação para a segurança no transporte coletivo


O 22º Batalhão da Polícia Militar apresentou na última terça-feira (4/5) o plano de ações da Operação Coletivo, que visa ampliar a segurança dentro das linhas de ônibus que circulam em Colombo.

A apresentação foi feita na sede do batalhão pelo comandante Major Roberto Sampaio Araújo, que recebeu o presidente da Câmara Municipal de Colombo, o vereador Professor Wardirlei Bueno (Solidariedade), e o vereador Vagner da Viação (PRB), representantes da Viação Colombo e Auto Viação Santo Antônio e o presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), Anderson Teixeira.


Durante a reunião, o Major Araújo informou que no período de 1º de março a 26 de abril, foram registradas 36 ocorrências de assaltos em ônibus da região e que a PM, em reação, instalou a Operação Coletivo, que inclui a realização de blitz no interior dos veículos, com explicação prévia da ação aos passageiros. Como resultado, um dos assaltantes foi preso e houve flagra por porte de drogas. Também há policiais à paisana circulando pelos ônibus para impedir qualquer ação de violência.

A PM também programou, em parceria com as gerências das empresas de ônibus, um curso de capacitação de seus funcionários para informar sobre como agir – e não reagir – em casos de situação de violência.

O Major Sampaio destacou, ainda, que é fundamental que qualquer ocorrência de furto, roubo ou infração no transporte coletivo seja imediatamente informada pelo telefone 190, para que a PM possa tomar as devidas providências e também sejam geradas estatísticas que permitem planejamentos de curto, médio e longo prazo de segurança pública.

“Sabemos do comprometimento da polícia militar a prevenção à violência e pretendemos seguir essa estratégia de intermediar o contato com diferentes seguimentos da sociedade, para que se envolvam com uma mesma causa em busca de uma solução mais eficiente dos problemas da população. Neste caso, acredito que estamos acompanhando uma disposição efetiva da PM em aprimorar o atendimento à segurança no transporte público, e vamos incentivar que a Polícia Civil e as esferas jurídicas deem seguimento das ações”, destacou o presidente da Câmara, Waldirlei Bueno.

Em junho, uma nova reunião com o grupo está prevista, para apresentação de um balanço das ações da Operação Coletivo.


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page