495450580893305

Colombo terá ampliação dos serviços de varrição e conservação das vias públicas

Da Redação com assessoria PMC


O número de trabalhadores que fazem a varrição e conservação das vias públicas de Colombo será aumentado a partir deste mês. O efetivo de agentes de limpeza salta de 19 para 29, o que vai possibilitar a ampliação do roteiro e a abrangência de novos bairros. A ação é da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Meio Ambiente.


“Serão priorizadas as ruas com maior fluxo de veículos, comércios e pedestres, além das vias de ligação dos bairros. Tornando uma cidade ambientalmente mais eficiente, bem cuidada e limpa. Pretendemos até 2020 potencializar ainda mais os serviços. O primeiro passo é aumentar gradativamente para não comprometer as contas públicas”, explicou o secretário da pasta, Evandro Busato.


Os serviços consistem na remoção ou retirada de resíduos das ruas causados por fenômenos naturais, como por exemplo, folhas e flores de árvores, de terra e areia trazidos pelo vento e/ ou chuvas. Além daqueles provocados acidentalmente durante passeios ou jogados dos veículos, como papéis, e plásticos, por exemplo – resíduos que prejudicam o escoamento das águas pluviais nas guias, canaletas, sarjetas e bocas de lobo.


Projeto de Varrição completou um ano, no município. “É a primeira vez que implantamos esse serviço, que será ampliado até 2020 – sem refletir no aumento da tarifa para a população. Equacionamos e um bom planejamento financeiro fez com que conseguíssemos atingir esse aumento dos agentes de limpeza”, ressaltou Busato.


Os serviços também contam com a varrição, raspagens das guias e sarjetas ao longo do trecho dos itinerários e remoção dos resíduos de todas as lixeiras instaladas nas vias públicas.


OUTROS SERVIÇOS - Além da varrição, o Departamento de Resíduos possui atribuições como coleta seletiva, coleta de carcaça de animal, coleta de grandes volumes (sofá e móveis velhos, eletrodomésticos), Eco pontos de pneus inservíveis, Eco pontos de resíduos especiais (óleos usados, pilhas, baterias), entre outros.


(Foto: Divulgação/Prefeitura De Colombo)

1/1

1/10

1/1

1/1

1/1

1/1

1/1

1/1

1/2