495450580893305 Com ação preventiva, impacto das chuvas é minimizado em Colombo
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Com ação preventiva, impacto das chuvas é minimizado em Colombo


A região de Colombo sofreu com a quantidade de chuva que caiu sobre o município no mês de outubro, em especial, nas últimas semanas. Por causa do efeito causado pelas enxurradas, a Prefeitura De Colombo está investindo e intensificando as ações preventivas e obras de contenção de enchentes em diversos bairros.

A Prefeita Beti Pavin. Fez um panorama sobre a situação. “Tivemos muitos dias chuvosos e com uma quantidade de água acima do normal esperados para a época do ano, mesmo assim não foram registradas grandes inundações e poucas chamadas da população foram atendidas pelas nossas equipes”, disse ela.

Com um trabalho em conjunto, as equipes das Secretarias de Obras e Viação e Meio Ambiente identificam e combatem as principais causas dos alagamentos, com serviços acontecem desde as áreas mais centrais, chegando, também, nos pontos rurais da cidade.

“Esse é um processo dinâmico e está associado ao crescimento do município. Novas construções estão surgindo todos os dias. E, o nosso trabalho está em adequar e orientar a população e os empreendimentos, na correta gestão dos destinos dos recursos hídricos no município. Fazemos isso com o objetivo de causar o menor impacto ambiental possível, recuperar os já existentes, ao mesmo tempo em que damos condições seguras para os moradores com relação às enchentes e evitar que a população seja prejudicada devido às condições climáticas”, esclareceu o secretário de Meio Ambiente, Evandro Luiz Busato.



Ao todo, foram feitas manutenções em mais de 45 quilômetros de córregos, limpeza em 6,5 quilômetros de rios, substituição e adequação de, aproximadamente, 1000 manilhas e 20 mil metros cúbicos de desassoreamentos foram retirados. Cerca de 14 bairros receberam obras.

Segundo o secretário de Obras e Viação Agnaldo Santos, o efeito das obras já trouxe retornos positivos. “Nas últimas semanas fortes chuvas atingiram várias cidades da região, inclusive Colombo. Como já tínhamos iniciado há alguns meses as obras, registramos um baixo número de incidentes relatados pelos moradores, principalmente, nas últimas semanas em decorrência das chuvas”, afirmou.

Além desses trabalhos, há inúmeras obras em andamento e devem ser concluídas em 2019. O diretor de Obras de Combate às Enchentes João Nowacki avaliou a importância da contribuição dos moradores para evitar as enchentes. “É importante fazer um descarte correto de resíduos para que os ralos estejam sempre desobstruídos e, assim, colaborar para evitar alagamentos. Deste modo, os moradores devem também realizar denúncias caso vejam algum tipo de resíduo sólido nas ruas”, disse.

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Colombo)

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page