495450580893305 Confira 8 dicas para preparar um currículo eficaz
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Confira 8 dicas para preparar um currículo eficaz



Se você está em busca de uma vaga no mercado de trabalho, o primeiro passo é preparar um bom curriculum vitae (CV). O CV é o primeiro contato da empresa com o candidato, e ainda que o documento não seja sinônimo de vaga garantida, é a partir do currículo que o candidato se qualifica para as eventuais demais etapas da seleção, como a entrevista por exemplo.

De acordo com a coach e consultora de desenvolvimento humano, Cristina Bresser, o CV é um documento de apoio importante e deve ser feito com seriedade e atenção. “O currículo é a carta de apresentação do funcionário, é o primeiro contato com a empresa, por isso requer alguns cuidados na hora de organizá-lo”, afirma.

A seguir, a consultora dá algumas dicas para você preparar o seu currículo. Confira:

1.Não minta: Seja sempre verdadeiro. Nunca acrescente informações que não condizem com a verdade, pois ao invés de tornar seu cartão de visita mais atraente pode manchar sua imagem profissional perante a empresa.

2.Seja discreto: Apresente um currículo atraente, porém clean. Use fontes de fácil leitura, sem utilizar letras bordadas, figuras ou algum tipo de desenho. O CV é um documento formal, por isso opte por páginas lisas e fontes padrões, como Ariel, Times e Verdana.

3. Prefira a objetividade: Use o CV da forma mais sensata possível, acrescentando informações precisas. Não adianta escrever um livro com a vida profissional. Duas folhas são mais do que suficiente. Faça um breve resumo do seu objetivo, e de forma sucinta informe qual é sua qualificação e especialização. Seja conciso e coloque no currículo apenas as informações necessárias e compatíveis com a vaga desejada.

4. Sem elogios: Não acrescente elogios sobre você no currículo. Foque em resultados e acrescente informações que realmente é importante. Deixe para falar sobre suas qualidades no dia da entrevista.

5.Conhecimentos básicos: Dependendo da vaga que o profissional estiver concorrendo, é importante acrescentar o nível de inglês, e o de conhecimento em informática. Muitas empresas já solicitam essas informações quando divulgam a vaga.

6.Documentos pessoais: Nada de expor os documentos pessoais como CPF, RG, número da carteira de trabalho ou título de eleitor. Apresente os documentos apenas quando for solicitado e minimize os riscos deles caírem na mão de pessoas erradas.

7.Fotos no CV: Não é recomendado e nem usual anexar fotos no currículo, exceto quando solicitado pela empresa. O que está em análise não é a aparência do trabalhador, mas sim os seus conhecimentos e experências profissionais.

8.Erros ortográficos e gramaticais: Atenção aos erros no CV, sejam eles erros de ortografia, concordância e até mesmo de digitação. Isso pode ser levado como um ponto negativo pelo recrutador, mesmo que esse erro tenha sido apenas de digitação. A dica portanto é: revise e revise muito!


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page