495450580893305 Continua a "dança da cadeira" na Câmara Campina; já são 13 vereadores nesta legislatura
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Continua a "dança da cadeira" na Câmara Campina; já são 13 vereadores nesta legislatura


Após um pedido de afastamento do vereador Lucas Sehnem (PSB) em agosto do corrente ano e a posse do suplente Rene Hennemam - do mesmo partido - mais uma cadeira foi substituída na Câmara Municipal de Campina Grande do Sul, da coligação “Unidos por Campina” (PPS-PSDB-PSB-DEM). Desta vez quem assumiu foi o segundo suplente de vereador Vagner da Rosa Santana. A vaga seria ocupada inicialmente pelo servidor público e ex-vereador Pedro Café, que desistiu alegando motivos pessoais na véspera de assumir, porém, uma manobra politica ficou evidente na fala do agora empossado vereador Santana em seu primeiro pronunciamento na sessão da última segunda-feira (10) agradecendo ao vereador titular e o primeiro suplente pela oportunidade. "Se me perguntassem um mês atrás se eu teria a mínima pretensão de sentar aqui durante esse mandato, eu diria que seria impossível, mas cá estou eu", disse Santana.

O suplente ainda comentou sobre o que fará durante esse período de posse na Câmara. "É uma passagem curta, não dá pra fazer muita coisa ou prometer, eu vou mais é me inteirar dos assuntos do município", finalizou o parlamentar.


Essa substituição de vereadores no legislativo está prevista na Lei Orgânica do Município (LOM), sendo possível o afastamento do eleito por até três meses, sem remuneração nos casos de licença por motivos particulares, sendo que este não seja por período inferior a sessenta dias. Já, em relação ao vereador licenciado por motivos de saúde – devidamente comprovados - e para desempenhar missões temporárias de interesse do município, a LOM indica que haverá remuneração, pois se considera que o parlamentar está em exercício.

A lei ainda diz que, caso o vereador assuma um cargo de secretário municipal, assessor ou equivalente será considerado automaticamente licenciado, podendo optar pela remuneração da vereança.

(Foto: Facebook/Câmara Municipal de Campina Grande do Sul)

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page