495450580893305 Crimes de furto e roubo a comércios reduzem em Quatro Barras, Colombo e Campina Grande do Sul
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Crimes de furto e roubo a comércios reduzem em Quatro Barras, Colombo e Campina Grande do Sul


Um levantamento feito pela Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape), da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp-PR) demonstrou que o número de ocorrências de furto e roubo em comércios de Quatro Barras, Colombo e Campina Grande do Sul diminuíram no primeiro semestre de 2018, em relação ao mesmo período em 2017. Os dados são exclusivos e foram solicitados pela equipe do Linkada News.

De acordo com as estatísticas da Sesp, os comércios desses municípios sofreram de janeiro a junho deste ano, 388 crimes de furto e roubo, no total. O número de ocorrências reduziu 44, 34% se comparado ao primeiro semestre de 2017, em que os números alcançavam a casa de 457 ocorrências. No entanto, se comparar as três regiões, os comércios de Colombo ainda são os que sofrem mais casos dos crimes citados, apesar da redução apresentada. Em 2017, foram contabilizados 366 ocorrências de furto e roubo a comércios da região. Já, em 2018, no mesmo período, o relatório da Sesp demostra que 307 casos foram registrados na região, apresentando uma redução de 16,12%.

Sobre os dados do município ainda serem altos, a Prefeitura de Colombo informou que a segurança pública é uma responsabilidade do Governo do Estado, mesmo assim a gestão tem lutado incansavelmente pelo aumento do efetivo e de viaturas, como também tem atuado fortemente através da sua Guarda Municipal.


Além de Colombo, o levantamento indicou estatísticas sobre Campina Grande do Sul e Quatro Barras. No primeiro município, os comércios sofreram 28 casos de furto e 28 de roubo nos primeiros seis meses de 2018. Em 2017, foram registradas 57 ocorrências sobre essas situações, sendo uma redução de 1,75%. No segundo, o levantamento indica que, em 2017, foram registradas nos estabelecimentos quatrobarrenses, 34 situações envolvendo os crimes de furto e roubo, de 1º de janeiro a 30 de junho, enquanto em 2018 essa estatística reduziu 26,47%, sendo 25 ocorrências nos comércios.

Em nota oficial ao Portal Linkada News, a Polícia Militar informou que o 22º Batalhão da PM, responsável pelo policiamento nestes municípios, está aplicando seu efetivo em todas as regiões diuturnamente. Além do policiamento rotineiro, operações esporádicas e pontuais são feitas com o intuito de coibir a criminalidade em geral, mas principalmente furtos, roubos e homicídios. A PM também disse que, em casos de crimes de furto e roubo a comércios, se as pessoas já possuem imagens de câmeras de segurança, bem como características de marginais envolvidos, devem ir até a Polícia Civil e entregar o material, pois o órgão é responsável pela investigação de fatos já ocorridos.

Além disso, a orientação dada pela polícia é que as pessoas denunciem os crimes por meio do 181 e registrem o boletim de ocorrência, que embasa a readequação do policiamento, além de utilizarem o telefone de emergência 190 sempre que necessário.


(Fotos: Luis Linkada)

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page