495450580893305 Cuidando da Saúde na Escola Lucídio Florêncio
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Cuidando da Saúde na Escola Lucídio Florêncio


Quando o assunto é cuidar da saúde, os alunos da Escola Lucídio Florêncio, no Jardim Paulista, dão exemplo. O projeto “Saúde, Alimentação e Qualidade de Vida”, aplicado pela professora Suzana Ceccon de Lima (foto), vem se tornando referência no município. O sucesso é tanto que a ideia está se espalhando para outras escolas de Campina Grande do Sul.

O projeto consiste, principalmente, na conscientização dos alunos em manter uma alimentação saudável, onde inclui exames de saúde e atividades de Educação Física na escola.A ideia surgiu quando Suzana resolveu aplicar atividades diferentes aos alunos. Algumas delas eram inspiradas basicamente nas reportagens sobre esporte e saúde. Num belo dia, uma reportagem publicada no jornal Gazeta do Povo intitulada “Criança precisa de uma hora de atividade física por dia”, chamou a atenção de Suzana.

A matéria citava o Gecom, um grupo de pesquisas da PUCPR que realiza parcerias com escolas públicas, a fim de reaprogramar as atividades de Educação Física aos alunos. Foi então que Suzana, orientada pela supervisora pedagógica da escola, Maria Rita Paula de Lima, resolveu trazer o projeto para ser aplicado na escola.Tão logo, os pesquisadores do Gecom começaram um mapeamento dos indicadores de saúde dos alunos, com testes de glicemia, resistência física, pressão arterial, avaliação nutricional e checagem de peso e altura de 380 alunos. Antes do final das aulas, um relatório com o panorama na escola e uma ficha com o resultado foi entregue a cada aluno. O relatório apontou que 35% deles apresentavam ao menos um dos fatores de risco avaliados. Suzana conta que muitos pais se assustaram com os resultados, mas estavam dispostos a reverter o quadro.

O projeto que recebe apoio das secretarias de Educação e Saúde de Campina Grande do Sul vai continuar a em 2014. Neste mês deverão ser repetidos os testes e criada uma proposta de atividades de Educação Física na escola.


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page