495450580893305 Cultura Caipira: Campina recebeu o 1º Encontro de Violeiros
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Cultura Caipira: Campina recebeu o 1º Encontro de Violeiros



O município de Campina Grande do Sul sediu no mês de junho o primeiro Encontro de Violeiros da região. A reunião contou com a presença ilustre do famoso violeiro Corvo Campeiro, personalidade bastante conhecida na internet não só pela vivência na música caipira, como pelo seu jeito simples de um cidadão do interior. Corvo Campeiro mora na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo, e veio à Campina para se reunir com os apreciadores da música caipira. A reunião aconteceu na casa empresário Denis Barozetti, morador do bairro Jardim Paulista. No encontro, o grupo conversou e trocou experiências sobre a cultura caipira muito presente na música sertaneja raiz, que tem como principal instrumento, a viola.

Para se encontrar, o grupo contou com a ajuda da tecnologia, e foi por meio do site www.corvocampeiro.com.br que todos se conheceram. Para quem não sabe Corvo Campeiro, além de violeiro de mão cheia, mantém um programa no canal youtube, onde por meio do método de ensino a distância, orienta muitos amantes da música caipira, a arte de tocar viola. Além disso, todos os sábados pela manhã, pessoas das mais diferentes partes do país se reúnem por meio de videoconferência para contar histórias e tocar algumas modas de viola. Amadores ou profissionais, o grupo busca preservar a cultura do sertanejo raiz.

História

A moda de viola foi muito disseminada por diversos artistas dentro do cenário musical nacional, com destaque para a dupla Tonico e Tinoco, que juntos entoaram grandes clássicos da música e que são lembrados até hoje. Em seu conteúdos era possível encontrar fatos importantes da vida dos grupos que produzem estas modas, como também fatos da natureza e principalmente do sertão sempre com tons reflexivos e emocionais. Histórias de amor e de morte, a vida do boiadeiro, a luta do lavrador e as pequenas e interessantes histórias do povo caipira, são recitadas com um fundo musical que dá a cara da moda de viola.

A cultura caipira ganhou destaque nos programas de auditório como o “Viola Minha Viola” da TV Cultura, apresentado por mais de 35 anos pela saudosa cantora Inezita Barroso, uma das mais conhecidas artistas do sertanejo raiz e que colaborou de maneira exemplar para que a cultura caipira se mantesse viva.


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page