Curta metragem gravado em Colombo “Pai, aos 15”, será exibido hoje
Com o apoio da Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude – o curta-metragem “Pai aos 15” será exibido no dia 19 de junho, às 19h, na Cooperativa Agrícola Familiar de Colombo (Coacol), localizada na Rua Marechal Floriano Peixoto, 68 – Centro. A ação, que faz parte da programação cultural da Prefeitura, terá entrada franca e contará com a presença dos atores.
Em sinopse, o filme conta a história de Gerson (15), que é mais um adolescente que vive a responsabilidade de cuidar de seu irmão mais novo, Léo. Mas o jeito indiferente com que encara a situação, sendo um jovem que tem sua rotina como tantos, acaba por desencadear consequências que transformam sua vida para sempre.
Para Danilo, falar sobre as relações familiares na fase da infância e adolescência sempre foi algo que o perseguiu, talvez porque a própria experiência de vida tenha o conduziu por esse caminho.
“Todos nós sabemos que o mundo precisa de mais amor, mais tolerância, mais força de vontade de cada um de nós para conviver harmoniosamente com nossas famílias, vizinhos, amigos”, diz o diretor. O diretor ainda ressalta a importância de refletir sobre a maneira como nos colocamos diante das situações que surgem nas nossas vidas, principalmente dentro de casa, que é onde tudo começa e termina.
De acordo com o secretário da pasta o principal pano de fundo das gravações foi o município. “Mais de 80% das cenas foram gravadas em Colombo, e o restante em Curitiba”, conta Paulo César Cardoso.
“Pai aos 15” é um projeto que vinha amadurecendo desde 2010, quando o primeiro tratamento do roteiro foi escrito. O diretor Danilo Custódio conta que essa foi a sua primeira experiência profissional na direção de um filme, considerando que dessa vez foi contratado e remunerado para exercer a profissão, uma vez o trabalho foi realizado com recursos captados via Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
“Percebo que se tratou de uma experiência muito enriquecedora para mim. Do ponto de vista pessoal, foi um processo transformador, onde pude enfrentar situações que fizeram de mim uma pessoa menos egoísta e mais solidária. Do ponto de vista profissional, pude compreender melhor a dimensão do cinema e suas possibilidades, não apenas com relação ao fazer do filme, mas também com relação às possibilidades que ele tem depois de pronto”, diz Custódio.
Ficha técnica:
Roteiro: Danilo Custódio.
Produção: Caio Baú, Cassia Hauari, Cássia Hauari.
Direção de Fotografia: Hellen Braga.
Direção de Arte: Cássia Hauari.
Montagem: Danilo Custódio, Lucas Hinça.
Som: Alexandre Rogoski, Bruno Ito.
Elenco: Gustavo Franklin, Jean Vinícius Faria.
Correção de cor: Guilherme Delamuta.
(Foto: PMC)
Comments