495450580893305 Dados do CAGED indicam liderança da Região Oeste do Paraná em criação de empregos no estado
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Dados do CAGED indicam liderança da Região Oeste do Paraná em criação de empregos no estado



Para o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego), a região oeste do Paraná foi a que mais criou vagas de empregos no estado no 1.º semestre de 2015. Ao todo, foram 6.696 vagas de emprego com carteira assinado entre janeiro a junho.

De acordo com o Caged, é responsável pelo resultado positivo, principalmente, o setor frigorífico, que foi o que mais contratou no período entre todos os setores da economia. Foram 11.931 vagas preenchidas, o que representa 13% de todos os trabalhadores contratados na região.

As cidades de Toledo e Cascavel foram as que concentraram o maior número de trabalhadores no setor. Juntos, os dois municípios tem 17% da mão de obra empregada nas empresas frigoríficas de todo o Paraná. Em seguida vem Cafelândia, Matelândia, Medianeira e Palotina, todas no oeste do estado.

Os dados divulgados indicam que o setor mais contratou do que demitiu no primeiro semestre. No total, foram 2.613 novos postos de trabalho.

Outros Setores

Além da frigorífica, o setor turístico também colaborou com o número de contratações. A região conta com um dos atrativos mais procurados pelos turistas, as Cataratas do Iguaçu, e por isso, a região ocupa o 3.º lugar no ranking estadual de contratação de trabalhadores dos setores ligados ao turismo. No primeiro semestre foram 5.471 contratações formais, ficando atrás da Região Metropolitana de Curitiba e da região norte- central.

Outros setores apresentaram bons resultados na geração de emprego. No setor de comércio foram 238 novos postos de empregos no primeiro semestre. Assim como a produção de pescados, que no oeste registrou crescimento na geração de empregos formais.

Já em 2010, o setor de pescados gerou 196 postos de trabalho, e em 2013, ao número aumentou significativamente para 752. A cidade de Nova Aurora é a que mais concentra empregos da indústria de pescados do estado, com 89%.

(Foto: Divulgação)


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page