495450580893305 Delegacias de Curitiba e Região Metropolitana estão superlotadas, aponta Conselho da Comunidade
top of page
  • Foto do escritorPortal Linkada News

Delegacias de Curitiba e Região Metropolitana estão superlotadas, aponta Conselho da Comunidade

Da Redação com Conselho da Comunidade


Um levantamento produzido pelo Conselho da Comunidade de Curitiba (CCC) – que é órgão de Execução Penal que promove a assistência ao preso em 14 cadeias da região - demonstrou que as delegacias da capital e de alguns municípios da Região Metropolitana estão superlotadas, ou seja, abrigando mais presos do que a capacidade que possuem para recebê-los. O Conselho apresentou essa situação ao Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen) ontem, quarta-feira (30).


Segundo o CCC, somando as 14 delegacias, há um espaço para 341 detentos, mas a população abrigada chega a 1.170 pessoas, cerca de 3,4 vezes mais. O caso mais grave é na Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos, que só poderia receber oito detentos, mas abriga 114 presos, sendo neste caso, 14,2 vezes mais que sua capacidade.


Após verificar o problema e com o intuito de tentar resolvê-lo, o Conselho da Comunidade de Curitiba solicitou providências para a transferência de detentos já condenados para outras unidades prisionais. Além disso, o Conselho ressaltou que as altas temperaturas do período de verão pioram ainda mais as condições de permanência dos detentos dentro das carceragens.


Em São José dos Pinhais, a superlotação tem provocado sérios problemas de saúde aos presos, por exemplo, casos de sarna e outras enfermidades são comuns no local. A cadeia está interditada há cerca de dois anos pela Vigilância Sanitária e pelo Corpo de Bombeiros, mas continua abrigando presos. A unidade tem capacidade para oito detentos, mas atualmente tem 55.


Como forma de amenizar a situação enfrentadas pelo presos nessa delegacia, o Conselho da Comunidade de São José dos Pinhais providenciou a compra de medicamentos, colchões e ar condicionado. Os representantes do Conselho pediram também uma nova inspeção à Vigilância Sanitária, mas a solicitação foi rejeitada. O comando da Vigilância alega que inspecionar novamente a delegacia seria desrespeitar a decisão anterior.


Veja quais são as delegacias superlotadas, segundo o CCC:


(Foto: Divulgação/Conselho da Comunidade de Curitiba)

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page